.........

DANILO UCHA

.........
Privatização contra a corrupção

MARCO QUINTANA/JC

Empresário Paulo Vellinho

Empresário Paulo Vellinho

O empresário gaúcho Paulo Vellinho defende uma medida radical para acabar com a corrupção no Brasil. “A única forma de combater este flagelo miserável será a privatização imediata de todas as estatais (federais, estaduais e municipais) e reformar os estatutos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) dando-lhe efetivo poder para inibir a ação de cartéis, monopólios e oligopólios que são o alvo permanente e preferido dos corruptores”, afirma. Sugere que o novo Cade tenha modelo idêntico ao praticado pelos Estados Unidos na aplicação da legislação anti-truste. “É composto por membros incorruptíveis, independentes e capazes de combater o poder dessas grandes estruturas que viram as costas ao livre mercado.” Um exemplo neste sentido, aponta, foi a quebra do monopólio das comunicações, detida pela empresa Bell, nos anos 1970, da qual resultaram diversas empresas de comunicação.

H. Stern

O Trunk Show, um clássico na agenda anual de eventos H.Stern, realizado desde 1975, gera expectativa entre clientes em todas as lojas das cidades brasileiras onde é promovido. É a oportunidade para aproveitar joias usadas como pagamento de novas peças. Em Porto Alegre, será entre os dias 22 e 27 deste mês, no Shopping Iguatemi.

Centro de eventos

Leitores perguntam por que, ao invés de estar criando polêmica com a construção de um Centro de Eventos sem estacionamento, a prefeitura e o Estado não se unem, juntam verbas e constroem um magnífico centro de convenções no Parque Assis Brasil, em Esteio. Há área abundante para o prédio e o estacionamento, e resolveria o velho problema do uso do parque durante o ano todo. Um período de agosto/setembro ficaria reservado para a Expointer e o restante do ano seria preenchido com feiras, congressos e convenções.

Software imobiliário

A Data Cempro iniciou parceria com a Sami Sistemas para revender os seus softwares ao segmento imobiliário. Ambas as empresas têm mais de 25 anos de mercado, reunindo experiência desde o início da microinformática no mundo.

Vagas

Os centros de distribuição da Via Varejo, empresa responsável pela administração de Casas Bahia e Pontofrio, estão com cerca de 300 vagas temporárias para profissionais com experiência. Os interessados devem se candidatar no sitewww.viavarejo.com.br.

Aeromot

Uma semana antes de o governador Tarso Genro licenciar-se para entrar a fundo na campanha eleitoral, o que fez na segunda-feira passada, o industrial Cláudio Barreto Viana, presidente da fábrica gaúcha de aviões Aeromot, escreveu-lhe uma carta solicitando resposta à proposta, feita em janeiro, de venda de 10 aviões Ximango ao Estado para policiamento aéreo contra o roubo de gado e a perseguição de assaltantes de banco. O governador não respondeu. Os aviões, equipados com visão noturna, foram aprovados pelas autoridades por seu desempenho e, principalmente, economia de operação. O projeto foi desenvolvido com apoio da Finep. O roubo de gado causa prejuízos de R$ 300 milhões/ano, aproximadamente 20 vezes o valor dos aparelhos e das estações em terra, a ser desembolsado em dois anos, segundo Barreto Viana.

Baristas

Ricardo Teles e Daniel Nunes foram os representantes da Café do Mercado (RS) no 14º Campeonato Brasileiro de Baristas. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Café e Barista, foi realizado em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café.

Sondagem Abinee

Conforme sondagem de conjuntura da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), no mês de agosto não se verificou a retomada dos negócios do setor, como se esperava para depois da Copa do Mundo. O baixo crescimento da economia, a redução de investimentos na infraestrutura, inflação, risco do aumento de desemprego, juntamente com as incertezas quanto ao rumo da economia e política do País estão inibindo o setor eletroeletrônico. Os principais indicadores mostraram que os negócios, em agosto, foram igualmente fracos como os registrados em junho.

Escala

A agência gaúcha de publicidade Escala associou-se ao Grupo ABC, do publicitário Nizan Guanaes. Um dos sócios, Miguel de Luca, garantiu que a gestão permanecerá 100% com os atuais controladores, Alfredo Fedrizzi, Fernando Picoral, Miguel de Luca, Paulo Melo e Reinaldo Lopes.

Restauro

A restauração das três fachadas da Casa de Cultura Mário Quintana está sendo feita ao custo de R$ 4 milhões obtidos junto ao Banrisul via lei de incentivo nacional. A Associação dos Amigos da CCMQ começou a segunda etapa da campanha publicitária sobre o restauro. O fim do trabalho da Arquium Engenharia e Construções está previsto para a segunda quinzena de novembro.

O Dia

  • Hoje é o Dia do Contador.
  • Estão abertas inscrições para estágio em Direito na Defensoria Pública da União no RS. Informações pelo email rh.rs@dpu.gov.br e pelos telefones (51) 3216-6916 e (51) 3216-6920.
  • A IBM Brasil oferece diversas oportunidades na região Sul para profissionais graduados, recém-formados e universitários da área de Tecnologia da Informação. Inscrições em www.ibm.com/br/employment.
  • A ALL abriu inscrições para engenheiros em seis estados. Depois de contratados, farão pós-graduação em Engenharia Ferroviária. 
  • Inteligência de mercado é o tema do 9º Meeting de Tecnologia, às 8h10min, na CIC Caxias do Sul.
  • A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação-RS discutirá a Lei Anticorrupção, às 18h30min, na avenida Ipiranga, 6.681, prédio 96D/208, no Tecnopuc.
  • O Centro Fabiano Gomes e a Agência Porto Brasil lançarão, no Sheraton Hotel, o projeto A Experiência da Felicidade, às 19h, com o objetivo de conhecer a Tailândia e o Camboja.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 22/09/2014