.........

DANILO UCHA

.........

 

Um Brasil, dois países

HELCIO NAGAMINE/FIESP/DIVULGAÇÃO/JC

Benjamin Steinbruch criticou o governo diante do ministro Mantega

Benjamin Steinbruch criticou o governo diante do ministro Mantega

Até que enfim, alguém importante diz, com todas as palavras, que o governo federal vive num país e os brasileiros em outro. Em fórum na Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), ontem, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Benjamin Steinbruch, afirmou, diante do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que existe divergência entre a realidade percebida pelos setores produtivos e os números positivos apresentados pelo governo federal sobre emprego e desenvolvimento econômico. A preocupação com as perspectivas da economia brasileira não é apenas da indústria, mas de todos os setores, alertou o presidente da Fiesp no 11º Fórum de Economia da FGV. Steinbruch se disse angustiado com “a perspectiva de recessão, desemprego e falta de investimento”.

Como será o futuro?

O economista-chefe do Bansicredi, Alexandre Englert Barbosa, será um dos palestrantes do 4º Fórum de Economia da Fecomércio-RS. Barbosa participará do painel O que esperar do futuro?, com mediação da economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo. O encontro acontecerá no dia 8 de outubro, a partir das 13h30min, no Teatro do Sesc/RS. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.fecomercio-rs.org.br/forumdeeconomia.

TIM no Acampamento

Patrocinadora oficial pelo quarto ano consecutivo do Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, a TIM manterá, até o dia 25 de setembro, a antena móvel (2G e 3G) que havia sido instalada no local para o acampamento especial montado durante a Copa do Mundo. Ela assegura maior cobertura e capacidade de rede aos visitantes e participantes dos piquetes, gerando uma melhor percepção da qualidade de voz e velocidade de dados.
Fapergs

Antes de licenciar-se para aprofundar a campanha eleitoral, o governador Tarso Genro sancionou, com alterações,  mudanças na Lei de Criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). As mudanças flexibilizam o ordenamento jurídico da instituição, aumentando a agilidade administrativa e melhorando o atendimento à comunidade científica.

Melhor Quilo

A Unilever Food Solutions, grande produtora para bares, restaurantes e lancherias, em parceria com a Abrasel e a Sodexo, realizará, neste mês, concurso para escolher os melhores restaurantes a quilo em mais de 20 cidades. Os clientes poderão votar em seus pratos favoritos via SMS, site do Concurso ou aplicativo para Android e IOS. Os candidatos estão em  www.melhoresquilosdobrasil.com.br.

Marca registrada

Tradicional criatório de cavalos crioulos, a cabana Santa Fé, de Taquara, conseguiu registro de uso exclusivo de sua marca, o que lhe dará maior visibilidade e segurança jurídica no mercado genético. Com o reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), aguardado desde 2008, os garanhões e matrizes oferecidos ao mercado passarão a ostentar a marca Santa Fé de forma exclusiva, segundo o proprietário da cabanha, Gilberto Freitas.

Braskem

A Braskem foi incluída pela terceira vez consecutiva no Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index, o índice de sustentabilidade de países emergentes da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Composto por 86 empresas, das quais 17 são brasileiras, o DJSI reconhece as companhias que se destacam pelas melhores práticas de gestão econômica, social e ambiental, incluindo estratégias voltadas para mudanças climáticas, consumo de energia, desenvolvimento de pessoas e governança corporativa.

Capacitação

O Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE) inaugurou um centro de capacitação digital e cidadania no bairro Restinga, em Porto Alegre, na sede da Associação Comunitária Núcleo Esperança. Funcionam oficinas gratuitas de inclusão digital do programa Cidadania e Talento.com, destinado a adolescentes e jovens a partir dos 14 anos.

O Dia

  • O advogado Jamil Bannura falará sobre a insconstitucionalidade do artigo 1790 do Código Civil, às 12h, no Instituto dos Advogados, na travessa Acylino de Carvalho, 21/4º andar. Entrada grátis.
  • A Anzetutto de Porto Alegre, na avenida Teixeira Mendes, 1.225, está apresentando a coleção Verão 2015, intitulada Origin. Os produtos são fabricados em Novo Hamburgo.
  • O Sindiatacadistas realizará o curso Validação dos Dados no Simula Gia EFD Fiscal – Gia Mensal/RS, com  Daisy Mara Marques Machado. Inscrições pelo site www.sindiatacadistas.com.br
  • A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial da Presidência da República, estará em Porto Alegre, às 12h, na Tribo Carnavalesca Guaianazes, ao lado da deputada federal Maria do Rosário (PT).
  • Até dia 19, o Senac-RS realizará palestras sobre responsabilidade social, às 16h, no nono andar da rua Coronel Genuíno, 130.
  • A Confraria Do Parke inaugurará sua primeira loja de chocolates em Porto Alege, às 17h, avenida Anita Garibaldi, 2.135. Ainda neste mês, outras duas lojas estarão em funcionamento na avenida Protásio Alves, 270, e na rua Andrade Neves, 141.
  • Lançamento da exposição Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim, em almoço, às 12h, no restaurante Moeda. A abertura será dia 16, às 19h, no Santander Cultural.
  • Lançamento do livro Brasil, país das desigualdades, de Oscar Danieli (Ediora AGE, 288 páginas R$ 42,00), às 19h, na livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas.
  • Abertura de exposição sobre uma história bem humorada do Rio Grande do Sul, às 19h, na Usina do Gasômetro, com coquetel.O norte-americano Paco Underhill participará do 2º Congresso Brasileiro do Varejo, às 20h, em promoção do Sindiloja, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 16/09/2014