DANILO UCHA

Criadores se unem para valorizar carne de cordeiro Texel

ANA SMIDT/DIVULGAÇÃO/JC

David Martins, Daniel Ribeiro, Ricardo Volpe e Erivon Aragão

David Martins, Daniel Ribeiro, Ricardo Volpe e Erivon Aragão

Um criador gaúcho de ovinos Texel uniu-se a um criador paranaense de animais da mesma raça e a um especialista em mercado e marketing para criarem um projeto que vai ofertar carne de cordeiros desta raça no mercado nacional, especialmente no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto Texel Gran Reserva Cordeiro Premium Carne Certificada foi lançado na 37ª Expointer pelo criador gaúcho Erivon Aragão, dono da Cabanha Surgida, de Rio Pardo, Daniel Moleirinho Feio Ribeiro, dono da cabanha Dom Juan, de Maringá (PR), que teve a ovelha Grande Campeã Texel neste ano, e Ricardo Volpe, especialista em comercialização, também de Maringá. A intenção é aproveitar cordeiros das duas cabanhas e de todos os criadores de Texel que quiserem participar do projeto, comprometendo-se a entregar animais dente de leite (seis meses) para abate, que será feito no frigorífico Comesul Beef, em Pantano Grande, e distribuição no mercado brasileiro. Erivon, Daniel e Ricardo garantem que oferecerão preços remuneradores aos produtores que entregarem animais de raça definida, com a idade exigida e terminação de carcaça. A intenção é abater mil cordeiro por mês e tentar superar a sazonalidade da oferta, até hoje a grande inimiga deste tipo de programa. Os abates começarão em dezembro próximo. O grande criador David Fontoura Martins foi o primeiro a aderir.

Novo na raça

O mais novo criador de ovinos Texel é Paulo Jukoski, o Paulão do vôlei. Coube-lhe a honra de colocar a faixa na grande campeã 2014, da cabanha Dom Juan, de Maringá, no Paraná.
Carne macia

A Fazenda Jaguaretê, de Eldorado do Sul, que há quatro anos lançou o programa Carne Macia, resultado do cruzamento de gado Simental, oriundo da África, com raças britânicas do Rio Grande do Sul (Hereford, Devon e Angus, principalmente), criadas a campo e terminadas em confinamento, comemora o que seus proprietários, Rosalu e Luiz Antonio Queiroz, consideram um sucesso. Conquistaram o Marfrig para parceiro abatedor e distribuidor da carne, estão acertando seu aproveitamento numa cadeia de lancherias e obtiveram grandes ganhos de peso com novos sistemas de criação e alimentação dos animais. Na Expointer, estão mostrando o terneiro Pecado da Jaguaretê, com apenas nove meses, pesando 503 quilos. Tem ganho de peso diário de 1,5 quilos no pasto. Neste ano, a fazenda vai inseminar 25 mil vacas e confinar 2,2 mil terneiros.

Devon

Uma carcaça da raça Devon também esteve sob as facas afiadas do especialista em desossa Marcelo Bolinha na Vitrine da Carne, da Farsul, na Expointer. O mago das facas destacou a boa terminação do animal, o marmoreio da carne, o volume, a cor e a facilidade de corte, o que traduz a maciez.

Stihl

A empresa alemã de máquinas e motores, com fábrica em São Leopoldo, está com dois estandes na Expointer. No primeiro, faz demonstrações dos produtos. No outro, mostra a linha completa.
Veterinários

O Sindicato dos Veterinários do Rio Grande do Sul está lançando, na Expointer, um programa de valorização do trabalho profissional. Luta por melhores condições de trabalho.

Banrisul financia

O Banrisul assinará, nesta quarta-feira, na 37ª Expointer, financiamento com a Cooperativa Languiru, de Teutônia, para custeio pecuário aos associados que se dedicam à suinocultura, e com a empresa BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel, de Passo Fundo, para a comercialização de soja. O valor total dos contratos é de R$ 54 milhões. No sábado, primeiro dia da feira, o presidente do banco, Túlio Zamin, já estava bem cedo no parque, em busca de bons negócios.

O Dia

  • A Sociedade de Engenharia-RS abriu as indicações de candidatos a Engenheiro do Ano 2014. Deverão ser encaminhadas através de correspondência, em envelope lacrado, à Travessa Acylino de Carvalho, 33 – 6º andar.
  • O advogado Felipe Dick, do Veirano Advogados, recebeu o Prêmio Hans Smit, em Leiden, na Holanda, pelo alto nível de excelência em contribuições no Columbia Summer Program in American Law.
  • Começarão as provas femininas do Cavalo Árabe pela Copa Haras Jacovas, na Expointer.
  • Hoje e amanhã, na Expointer, julgamentos da raça Devon, às 9h.
  • Lídia Reuter, do espaço de eventos de luxo Mansão Isla, em Porto Alegre, participará da maior feira para noivas, em São Paulo, em busca de novidades e negócios.
  • A Associação Brasileira de Hereford e Braford realizará, na Expointer, Leilão Prime Hereford e Braford, às 18h, com 25 touros rústicos.
  • Lançamento da 31ª Feovelha, de Pinheiro Machado, às 19h, na Casa Rural, na Expointer. Também da 102ª Expofeira de Bagé.
  • Acontece a 3ª edição do Conexão KingHost, sobre empreendedorismo digital, no Teatro do CIEE. Entre os palestrantes, Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, e Ana Julia Ghirello, do bomnegocio.com.
  • Hoje e amanhã, na Expointer, degustação de vinhos da Guatambu, das 10h às 20h, na Boccati, no Boulevard.
  • Lançamento de nova edição da revista Tomorrow, às 20h, na Clínica Leger de Cirurgia Plástica, na rua dr. Guimarães Rosa, 155, no Boa Vista.
  • Leilão de 44 lotes de cavalos Quarto de Milha, às 20h30min, na Pista B, na Expointer.
  • O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, receberá o prêmio Personalidade Destaque Badesul, às 20h, na Expointer.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 03/09/2014