Curso de análise de solo auxilia a interpretar resultados

Saulo Coelho - Curso ajudará na definição de manejo da adubação

Foto: Saulo Coelho

Curso ajudará na definição de manejo da adubação

Capacitar técnicos agrícolas, produtores, engenheiros-agrônomos, extensionistas e estudantes de ciências agrárias a interpretar resultados de análises de solo para fins de recomendação de fertilizantes. Este é o principal objetivo do curso oferecido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) nos dias 16 e 17 de setembro, na sede da Unidade, em Aracaju.
O pesquisador Lafayette Sobral, um dos maiores especialistas em fertilidade de solos nordestinos do Brasil, será o facilitador do treinamento. A ideia é que os participantes sejam capazes de interpretar os resultados de análises de solo e a partir deles efetuar cálculos de calagem (aplicação de calcário para correção de acidez) e manejo da adubação.
A programação envolve exposições teóricas e conceituais seguidas de exercícios de fixação sobre os fundamentos da análise de solo, interpretação dos resultados da análise de solo e cálculos de calagem e adubação.
De acordo com o pesquisador, a análise de solo para fins de recomendação de fertilizantes é um processo no qual são utilizados métodos rápidos para estimar a disponibilidade de nutrientes, simulando a capacidade de extração das raízes. "O estabelecimento da análise de solo em uma região ou estado deve ser precedido de pesquisa para seleção dos métodos, através de estudos de correlação e de calibração. A correta interpretação dos resultados permite entender o grau de fertilidade do solo, com influência nos cálculos de calagem e adubação e no manejo da adubação", explica.
Durante o curso, Lafayette trabalhará o uso do software FertOnline, disponível no site da Embrapa Tabuleiros Costeiros. A ferramenta recomenda o uso de fertilizantes para os coqueiros anão e gigante, além de citros e milho, com base em análises de solo e folha. Os dados que dão suporte ao programa foram obtidos através de experimentos de campo de longa duração, cujos resultados foram publicados na forma de artigos. O desenvolvimento teve o suporte dos analistas de sistemas Airton Antonio de Jesus Junior e Aurélio Lima Barreto.
Inscrições
As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser efetuadas através do e-mail tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br. O número de participantes é limitado a 50. Para os estudantes a exigência é que já tenham cursado as disciplinas Química e Fertilidade do Solo.
No local do evento estará disponível para compra o livro "Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes no estado de Sergipe", de autoria do pesquisador, no valor de R$ 25.
O curso acontece no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, na avenida Beira Mar, 3250, em Aracaju. Na quarta-feira (16), a capacitação ocorre das 8h às 18h, com intervalo para almoço, e na quinta-feira (17), das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (79) 4009-1316.
SERVIÇO
O que: Curso de Interpretação de Resultados de Análise de Solo para Fins de Recomendação de Fertilizantes
Quando: 16 e 17 de setembro
Onde: Auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros – Av. Beira Mar, 3250, Aracaju
Quem: Lafayette Sobral – Pesquisador da Embrapa
Inscrições: Gratuitas
Contatos: tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br / (79) 4009-1316

Saulo Coelho (MTB/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Fonte : Embrapa