.........

Copersucar é multada por manipulação em Nova York

.........

A brasileira Copersucar pagará US$ 300 mil de multa aplicada pelo órgão americano responsável pela regulação do mercado de contratos futuros de commodities por manipulação nas negociações de papéis de açúcar.

Segundo a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, nas sigla em inglês), a Copersucar realizou operações fictícias (conhecidas como "wash trade") com contratos de açúcar demerara na bolsa de Nova York em diversas ocasiões entre abril de 2013 e setembro de 2014.

Nesse tipo de operação, a empresa opera tanto como compradora como vendedora dos mesmos papéis. Uma das consequências costuma ser o aumento da liquidez, aparentando uma demanda maior que a real.

Até então, a Copersucar ainda não comercializava seu açúcar por meio da Alvean, joint venture com a Cargill, que entrou em operação em outubro de 2014.

Procurada, a Copersucar não comentou. Mas a própria CFTC afirmou, em nota, que a empresa comprometeu-se a mudar políticas e procedimentos para evitar novas violações. Entre as medidas com as quais a Copersucar se comprometeu está o treinamento de seus operadores e a adoção de tecnologia para prevenir "self-trade".

Por Camila Souza Ramos | De São Paulo

Fonte : Valor