.........

COOPERATIVISMO – Cooperativas debatem estratégias em conjunto

.........

Evento permite prospecção de oportunidades, afirma Vergilio Perius

Evento permite prospecção de oportunidades, afirma Vergilio Perius

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza, nos dias 5 e 6 de outubro, em Nova Petrópolis, o 5º Encontro de Presidente e Executivos de Cooperativas (Epecoop), no Centro de Eventos Municipal. Com o intuito de discutir o papel da intercooperação no desenvolvimento do cooperativismo gaúcho, o evento é dirigido aos presidentes e executivos das cooperativas, com a participação de renomados conferencistas que tratarão de temas cruciais à intercooperação, relacionados à Liderança Estratégica e Ética nas organizações, bem como a apresentação de exemplos bem-sucedidos e a prospecção de oportunidades de cooperação entre cooperativas.

Na dinâmica do Epecoop, está prevista a discussão em grupos de trabalho para analisar e propor novas estratégias de cooperação entre as cooperativas gaúchas. Os temas propostos são Compras em Comum (Varejo e Medicamentos), Vendas em Comum, Transporte e Logística, Industrialização em Comum, Compartilhamento de Soluções Tecnológicas e Prestação de Serviços. Durante o evento, serão apresentados exemplos bem-sucedidos de casos de intercooperação das cooperativas gaúchas, como os da Cooperativa Central de Leite Ltda. (CCGL), Redeagro, Confederação Sicredi, Unimed Central de Serviços, Fecoergs, Nova Aliança e Rede Transporte.

Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o 5º Epecoop permite a prospecção de oportunidades de cooperação entre cooperativas. "Dessa forma, marcamos posição no sentido de que a intercooperação seja um projeto perene do Sistema Ocergs-Sescoop/RS a ser impulsionado pelas entidades que o compõem e pelas cooperativas gaúchas", ressalta Perius. O presidente lembra ainda que a construção de parcerias estratégicas entre as cooperativas passa a ser um instrumento efetivo de seu contínuo desenvolvimento e se apresenta como uma estratégia de competitividade num ambiente econômico desafiador e marcado pela necessidade constante de inovação.

Dentro da programação do evento, a Ocergs reunirá, na noite do dia 5, autoridades estaduais em um jantar de confraternização, com a participação do governador do Estado, José Ivo Sartori. Na oportunidade, seis cooperativas com mais de 100 anos de atividades no Rio Grande do Sul serão homenageadas pelo governo do Estado.

As informações sobre inscrições, hospedagem e programação podem ser acessadas no endereço www.sescooprs.coop.br/epecoop.

FREDY VIEIRA/FREDY VIEIRA/JC

Fonte : Jornal do Comércio