Cooperativas receberam 40% da soja do Rio Grande do Sul

Foto: Tadeu Vilani/Zero Hora

As cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul aumentaram para 40,8% a participação do setor no recebimento da safra de soja no período 2014/2015. No total, das cerca de 14,68 milhões de toneladas produzidas no Estado, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 6 milhões de toneladas foram entregues pelos associados. O levantamento foi feito pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS).

No ano passado as cooperativas tinham 35% da participação no mercado de recebimento dos grãos, com 4,5 milhões de toneladas entregues pelos associados. O presidente da entidade, Paulo Pires, avalia que o motivo vem da confiança que os associados tiveram nos programas oferecidos.

— As cooperativas apresentaram para os seus associados bons programas de recebimento de produto, com credibilidade e vantagens, além da imagem de tradição e transparência nos números — observa.

Esta confiança, segundo Pires, também está na assistência técnica dada aos produtores pelas cooperativas. As representações agropecuárias têm aproximadamente 1,5 mil profissionais, entre técnicos agropecuários, agrônomos, veterinários e zootecnistas, espalhados pelo Rio Grande do Sul auxiliando os agricultores. O dirigente lembra que são profissionais que levam tecnologia aos associados, principalmente para pequenos produtores.

Postado por Joana Colussi, às 15:37

Fonte: Zero Hora