.........

Cooperativas realizam o Lançamento do Plano Safra apresentando as novidades aos agricultores

.........

 

A agricultura familiar contará com R$ 28,9 bilhões de crédito para operações de custeio e investimento no ano safra 2015-2016. Os recursos do Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, representam aumento de 20% sobre o valor destinado ao setor na safra passada.

Os recursos do Plano Safra da Agricultura Familiar anunciados em junho pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), trouxe algumas novidades como as taxas de juros do Pronaf que continuam negativas, variando de 2% a 5,5%, dependendo da região e do valor financiado.

Para apresentar as novidades e também para orientar os agricultores cooperados da Cresol, muitas cooperativas estão realizando em suas regiões e municípios o Lançamento do Plano Safra, reunindo o sócio para apresentar as evoluções, mudanças e novidades para as novas contratações.

Este ano teremos além do maior volume de recursos destinado à agricultura familiar nos 20 anos do Pronaf, o Plano Safra prevê a criação de dois programas e uma série de medidas para regulamentar a agroindústria familiar e de pequeno porte, expandir os mercados de compras públicas e ampliar a assistência técnica com foco na produção sustentável.

“A Cresol está preparada para dar o melhor atendimento e liberar o crédito com a maior facilidade ao nosso cooperado, como fizemos nestes 20 anos de cooperativismo da Cresol. E um bom exemplo de evolução e crescimento dos nossos associados são os números da última safra, que somaram mais de R$ 586 milhões de recursos liberados pelas Cooperativas aos agricultores familiares”, lembra Alzimiro Thomé, Presidente da Central Cresol Baser.

Os valores são correspondentes aos financiamentos por meio do crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tanto custeio quanto investimento, que somaram um total de 30.325 contratos no último ano safra.

Fonte : Easycoop