Cooperacre inova e leva à Biofach, o GEB, composto de borracha natural

É o quarto ano seguido que a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) participa da Biofach, a maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável em nível mundial, que será realizada entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. A oportunidade só foi possível devido a uma chamada pública feita pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Localizada no estado do Acre, a cooperativa foi criada há 10 anos. Atualmente, a central é responsável pela maior produção de castanha-do-brasil beneficiada do país e colocou em funcionamento recentemente a terceira usina de processamento do produto que já alcançou, inclusive, mercados no exterior. A Cooperacre vem apostando em reflorestamento para que em um prazo estimado entre 10 e 12 anos, o plantio de castanheiras no estado esteja renovado para impulsionar ainda mais a economia.

A expectativa é grande, a oportunidade de fechar um grande negócio é real, afirma Melisse Santos, gerente de vendas da cooperativa, que irá à Alemanha representando a empresa. Este ano, especificamente, a Coopeacre, conseguiu vários contratos que foram captados nos anos anteriores por conta da feira. Melisse está confiante, diz que já conseguiram conversar e começar as negociações na feira de 2017. Para este ano já estão agendadas várias reuniões com diversos clientes.

De acordo com Melisse, a oportunidade é legítima. “O público europeu é muito exigente e a feira respeita um alto nível mundial. Foram três anos de experiências e adaptações, para neste quarto ano, possibilitar a consolidação de parcerias. Inclusive algumas empresas já marcaram visitas ao Brasil, no caso, à cooperativa, para conhecerem de perto a origem e os processos de plantação e colheita da castanha, o carro chefe da Cooperacre.”

A porta que a Sead abriu é muito boa, garante Melisse. Foi por intermédio das participações anteriores na Biofach que a cooperativa chegou a outros locais. Dois representantes comerciais da cooperativa seguem para vendas fora do país, um para Londres e o outro para Dubai.

E não para por aí. O grande lançamento da Cooperacre para esse ano é o GEB (Granulado Escuro Brasileiro), composto apenas de borracha natural proveniente do coágulo de látex de seringueiras, matéria-prima para a indústria de artefatos de borracha. Antigamente, a cooperativa vendia a borracha in natura, do jeito que era coletada na floresta. Agora foi montada uma planta (indústria)  para o beneficiamento dessa borracha, agregando assim, valor à mais um produto extrativista, e também para dar condição de competitividade no mercado.

Biofach

A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Este ano será a 15ª participação da Sead no evento que acontece anualmente e encontra-se na sua 29ª edição.

À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada e difundida. Logo, nós temos total interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros, e quem sabe na mesa dos outros países do mundo.”

Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são Cootap, Coopfam, Weber Hauss, Coodapis, Reca, Frutiperola, Fazenda Bacuri, Coopercuc.
Serviço
Biofach 2018
Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018
Local: Nuremberg, Alemanha
Para saber mais sobre a Biofach 2018, clique aqui.
Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui.

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

Ascom Sead

Fonte : MDA