Congresso da Abag discute políticas para atender o aumento da oferta de grãos

Associação vai debater em agosto os problemas de infraestrutura e logísticos enfrentados pelo país

por Globo Rural On-line

Ernesto de Souza

O armazenamento da colheita é apenas um dos problemas logísticos que atravancam o agronegócio

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) vai realizar, no dia 5 de agosto, em São Paulo, a 12ª edição de seu congresso anual. O evento, que reunirá representantes e especialistas em políticas para o setor, vai buscar soluções e alternativas para reduzir os gargalos logísticos que prejudicam o agronegócio brasileiro e a economia do país.
“Apesar dos recordes sucessivos da safra brasileira e da modernização do processo produtivo, os sistemas de transporte e de armazenamento constituem graves entraves ao desenvolvimento. São pontos frágeis que comprometem um melhor desempenho e a expansão do agronegócio no Brasil”, diz o presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho.
Uma estimativa da Anec (Associação Brasileira de Exportadores de Cereais) calcula que, em 2013, o prejuízo dos produtores com a exportação de soja e milho deve atingir US$ 4 bilhões, considerando perdas decorrentes das estradas esburacadas, falta de armazéns e burocracia nos portos.
“A economia está bem delineada para atrair projetos de altos investimentos, com maturação a longo prazo. Como grande exportador de produto de consumo, com o suporte à cadeia agroindustrial, o país precisa seguir competitivo”, diz o presidente da Abag.
Além de Carvalho, o evento vai contar com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, economistas, analistas de investimentos e consultores da área agrícola.

Serviço

Congresso Logística e Infraestrutura – O Caminho da Competitividade do Agronegócio
Quando
: segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Onde: São Paulo
Mais informações no site: www.abag.com.br

Fonte: Globo Rural