.........

Conab vai ofertar mais 150 mil t de milho

.........

 

Do volume total, 148,97 mil toneladas estão em Mato Grosso, enquanto 1,02 mil toneladas são de Goiás

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai ofertar em leilão de venda mais 150 mil toneladas de milho dos estoques públicos na próxima terça-feira, 23. Do volume total, 148,97 mil toneladas estão armazenadas em Mato Grosso, enquanto 1,02 mil toneladas são de Goiás.

O preço de abertura dos lotes será anunciado até dois dias antes do pregão. De acordo com os editais, de número 24 e 25, a oferta é destinada a criadores de aves, suínos e bovinos, além de cooperativas e indústrias de insumo para ração animal e indústrias de alimentação humana à base de milho.

No mais recente leilão, realizado pela Conab no dia 16, apenas 50,95% da oferta total foi arrematada, ou 76,436 mil toneladas do total de 150 mil toneladas. Naquela data, criadores de aves e suínos, os principais compradores do cereal no mercado interno, afirmaram que a localização dos lotes, no Centro-Oeste, dificultava a aquisição dos estoques públicos, já que grande parte desses consumidores fica no Sul e Sudeste do País.

Pesou também sobre a demanda pelos lotes a colheita da safra de verão de milho, que reduz a escassez do produto no mercado interno. Os lotes de Mato Grosso tiveram preço de abertura de R$ 23,40 a saca de 60 quilos. Já os lotes de Mato Grosso do Sul foram colocados à venda a R$ 31,20 a saca.

Anteriormente, na primeira oferta de milho dos estoques públicos deste ano, houve demanda por 85% dos lotes, ou 125,9 mil toneladas das 148 mil toneladas colocadas à venda.

 ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte: Portal DBO