Conab divulga a terceira estimativa para a safra de grãos 2015/2016

Com o crescimento da produção de soja, previsão é de nova safra recorde. Para o IBGE, produção em 2016 é estimada em 209,3 milhões de toneladas.

Essa estimativa traz agora os números mais consolidados, porque as lavouras de soja já foram plantadas e a maioria dos outros grãos já colhida.

A produção mais uma vez vai ser recorde. Deve chegar a 211 milhões de toneladas, crescimento de 1,5% em relação à safra 2014/2015. A previsão para a soja é de 102, 5 milhões de toneladas, aumento de 6,5%.

De acordo com os dados da Conab, a soja ocupa mais da metade da área cultivada do país. Com isso, o milho primeira safra continua perdendo espaço, como vem ocorrendo nas últimas safras. Mas há uma expectativa de uma super produção para o milho safrinha ou segunda safra, que pode ultrapassar 54 milhões de toneladas.

Apesar da projeção de uma grande safra  as condições climáticas e o efeito do El Nino preocupam os técnicos da Conab, principalmente com o trigo que está perdendo qualidade e o arroz que terá uma queda na produção de 4%.

“A questão climática hoje ela merece nossas atenções no sul do país. A implantação da cultura de arroz, que é uma cultura que sofreu muito com a permanência dos índices de chuva acima da média histórica. Demorou-se mais para realizar a finalização do plantio de arroz no sul do país, do que nos anos anteriores, o que traz de fato uma atenção maior da nossa parte, por conta de uma certa porcentagem de área plantada fora da área recomendada”, comenta João Íntini, diretor de Política Agrícola – Mapa.

O IBGE também divulgou o segundo prognóstico para a safra 2016. A produção estimada, de 209,3 milhões de toneladas, é melhor do que a de um mês atrás, mas está meio por cento abaixo do total da safra de 2015.

Flávia MarsolaBrasília

Fonte : Globo