.........

Conab confirma redução da safra gaúcha de trigo

.........

Foto: Diogo Zanatta/Especial
A quebra na safra de trigo do Rio Grande do Sul é confirmada em levantamento de safra divulgado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ainda sem contar com informações de novembro, quando a colheita avançou com força no Estado, a projeção indica uma redução de 21,4% do volume, na comparação com o ano passado.

Leia mais: Perdas no trigo reduzem em R$ 1 bilhão o faturamento das lavouras

Em 2013, os produtores gaúchos colheram uma safra recorde superior a 3,2 milhões de toneladas. Pelo levantamento da Conab, a produção deste ano será de pouco mais de 2,4 milhões de toneladas. As perdas são verificadas no rendimento do cereal, 28,4% menor do que a safra anterior.

A produtividade das lavouras neste ano não deve passar de 2,1 mil quilos por hectare (36,5 sacas por hectare). No ano passado, o rendimento foi de 3 mil quilos por hectare (50 sacas por hectare).

O excesso de umidade nos últimos meses agravou a ação de fungos e bactérias nas plantas. Com metade da área colhida, os cálculos mais otimistas apontam R$ 850 milhões a menos no faturamento das lavouras – sem considerar os prejuízos com o trigo de menor valor comercial, o chamado triguilho.

INÍCIO

Postado por Joana Colussi, às 11:20

Fonte: Zero Hora