.........

Começa a faltar água para animais

.........

Alberi Prudente se surpreendeu ao ver o açude secar pela primeira vez<br /><b>Crédito: </b> marcos thiago / rádio uirapuru / especial / cp

Alberi Prudente se surpreendeu ao ver o açude secar pela primeira vez
Crédito: marcos thiago / rádio uirapuru / especial / cp

Com a escassez de chuva, além de quebras nas lavouras de soja e milho, os produtores de Passo Fundo começam enfrentar a falta de água para os animais. O cenário já se reflete na produção leiteira. Na propriedade de 11 hectares de Alberi Prudente, na localidade de Santo Antônio do Capinzal, a situação é crítica. A água do único açude está sumindo, restando apenas barro. Até mesmo os banhados estão secando. Se não chover nos próximos dias, Prudente afirma que não sabe o que vai fazer para garantir água para as 15 vacas e algumas ovelhas e cavalos. O criador recorda que, em outras épocas, nunca faltou água na sua propriedade.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Alberi Ceolin, estima que a quebra na produção leiteira já chegue a 30%. As localidades de São Roque, Bom Retiro e Nossa Senhora da Paz também enfrentam problemas de déficit hídrico.

Fonte: Correio do Povo