.........

Colheita avança em MT e volume previsto supera as expectativas

.........

A segunda safra de milho, conhecida como "safrinha", deverá atingir 14,2 milhões de toneladas em Mato Grosso na temporada 2011/12, informou ontem o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ligado à federação dos produtores do Estado (Famato). A nova projeção é 8% superior ao volume estimado pelo órgão em junho, e representa um salto de 103,6% na comparação com o total efetivamente colhido no ano passado (quase 7 milhões de toneladas).

De acordo com o Imea, o ajuste para cima da safrinha derivou da boa produtividade nas lavouras colhidas. Dos 2,5 milhões de hectares plantados, 50,3% já foram colhidos, e a média de produtividade aumentou 8%, de 87 sacas por hectare para as atuais 94. Na região de Sorriso, que abriga a maior área plantada no Estado, a média de produtividade nas lavouras da segunda safra do cereal tem sido em torno de 100 a 110 sacas por hectare. A média não deverá se manter nesse patamar, já que a área em questão usa alta tecnologia, diferentemente de outras regiões do Estado.

Ainda segundo o Imea, os preços da saca de 60 quilos subiram quase 5% na semana passada.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2753844/colheita-avanca-em-mt-e-volume-previsto-supera-expectativas#ixzz20toVKjUt

Fonte: Valor | Por Tarso Veloso | De Brasília