Câmara promove Semana da Pesquisa Agropecuária

Fonte: Globo Rural

Embrapa participa do evento que inclui seminário, audiência pública e exposição com o objetivo de apresentar a trajetória da agricultura brasileira

por Globo Rural On-line

 Shutterstock

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa nesta segunda-feira (3/10) daSemana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária, que prossegue até sexta-feira (7/10).

O evento promovido pela Câmara dos Deputados é uma iniciativa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, presidida pelo deputado Lira Maia (DEM/PA). A programação inclui seminário, audiência pública e exposição com o objetivo de apresentar a trajetória da agricultura brasileira, dando ênfase às tecnologias e inovações desenvolvidas pela pesquisa e levadas para o campo pela assistência técnica e extensão rural.
O Seminário Internacional de Inovação Agropecuária foi concebido para ser um espaço que debata os rumos da gestão de inovação na pesquisa, como subsídio ao desenvolvimento científico e tecnológico.

A exposição Pesquisa e soluções agropecuárias: para o Brasil, para o mundo traz paineis que contam a história da pesquisa agropecuária brasileira e da assistência técnica e extensão rural, desde seus primórdios. A linha do tempo percorre os primeiros institutos de pesquisa e fazendas-modelo, até chegar ao desenvolvimento de tecnologias que tornaram possíveis, por exemplo, a adaptação de soja e uva às regiões tropicais.
Além da Embrapa, as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) e Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematers) e outras instituições participam do evento.
A Semana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária é uma promoção da Comissão de Agricultura, com apoio das Frentes Parlamentares da Pesquisa e Inovação e da Assistência Técnica e Extensão Rural. A realização envolve Embrapa, Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa (Consepa) e Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).