.........

Cidades gaúchas decretam estado de emergência por causa das chuvas

.........

Em Caxias do Sul, segunda maior população do Rio Grande do Sul, 100 famílias tiveram a produção hortigranjeira prejudicada

por Agência Brasil

Uma forte chuva de granizo atingiu Caxias do Sul, na serra gaúcha, causando prejuízos aos produtores locais (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/AE)

Os municípios de São Jerônimo e Fazenda Vilanova decretaram estado de emergência nesta quinta-feira (15/12), depois dos estragos provocados pelas chuvas na noite da última quarta-feira (14/12). O município de Triunfo, também atingido pelas chuvas, reúne dados para confirmar o estado de emergência.
Foram danificadas 4.214 edificações em São Jerônimo e Fazenda Vilanova e 16.535 afetadas, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Em Caxias do Sul, segunda maior população do Rio Grande do Sul, 100 famílias tiveram a produção hortigranjeiraprejudicada. O casal Valdir e Marisa Andreola perdeu a produção de uvas, caqui, ameixa, feijão e milho e tiveram a casa alagada. “Tínhamos plantado para colher em janeiro, fevereiro e março. Em trinta minutos de chuva, perdemos tudo o que foi cultivado”, disse Valdir.

Com as chuvas, Alguns agricultores perderam quase toda a produção de frutas (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/AE)

Em Triunfo, as lavouras de milho, melancia e arroz sofreram danos e 800 casas foram afetadas. A previsão do tempo para amanhã no Rio Grande do Sul é de chuvas moderadas a fortes com trovoadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Fonte:  Globo Rural