.........

CICLO 20122013 | Preço faz crescer projeção de safra recorde da soja

.........

Estimulados pelo mercado, produtores devem ampliar a aposta no grão

A euforia com os preços que a soja vem atingindo na Bolsa de Chicago deve se refletir em números recordes na safra brasileira de 2012/2013. Além do crescimento da área plantada, projetado em 10%, a produção brasileira pode ter alta de 25%.
Para a consultoria Agroconsult, a área cultivada deve alcançar 27,9 milhões de hectares e a produção, 83 milhões de toneladas.
– Se o clima continuar ruim nos EUA, o Brasil pode ultrapassá-los e ocupar o posto de maior produtor do mundo – diz Luiz Fernando Gutierrez, da Safras & Mercado, que estima em 82,3 milhões de toneladas a produção brasileira.
A redução na produção americana, combinada com a baixa nos estoques mundiais por conta dos prejuízos causados pelo clima no Brasil e na Argentina, eleva as cotações. Até agora, os três maiores produtores de soja perderam, juntos, 21 milhões de toneladas, quase 10% da produção mundial.
Motivados pelo preço, agricultores aceleram a venda antecipada: em média, 35% da produção já foi negociada, percentual superior à média de 10% desta época. Em Mato Grosso, onde a prática é comum, o percentual chega a 65%, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.

Fonte: Zero Hora