CENTRAL DE COMUNICAÇÃO // CNA – Sustentabilidade e Horticultura no Brasil

Brasília/ DF (17/10/17) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apoia a iniciativa da Embrapa de aumentar o consumo de hortaliças no País e reduzir os desperdícios do setor. Nesta segunda-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, a Embrapa lançou, na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília, o livro “Sustentabilidade e Horticultura no Brasil: da retórica à prática” e o site “Hortaliças na web” (www.embrapa.br/hortalicasnaweb).

O Superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi, colocou a casa à disposição da Embrapa para auxiliar no projeto de incentivar o consumo de hortaliças no Brasil. “Temos ainda muito a fazer quando falamos em alimentação na parte de frutas e hortaliças. O Brasil hoje está muito aquém do consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 150 gramas em média por habitante/ano, sendo que o recomendado são 400 gramas. Isso mostra os desafios que nós temos pela frente em prol de uma melhor alimentação para a população brasileira.”

O chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento, destaca o trabalho da instituição para aumentar esse consumo.  “Embora o Brasil seja um grande produtor de alimentos, o consumo de hortaliças ainda é baixo, principalmente em regiões menos desenvolvidas e entre a população de baixa renda. É onde entra a Embrapa Hortaliças, trabalhando em várias frentes para aumentar a produção, desenvolvendo novos cultivares, melhores técnicas de manejo e boas práticas, porque nossa preocupação não é só com a produção, mas com a qualidade da hortaliça produzida.”

Na avaliação de Gustavo Chianca, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é um exemplo de produção de alimentos e deve exportar o conhecimento que tem na agricultura para ajudar a reduzir a fome no mundo.

Livro – O livro “Sustentabilidade e Horticultura no Brasil” é composto por 15 artigos de pesquisadores da Embrapa e traz temas relacionados à produção de hortaliças, mostrando ao produtor como produzir mais com menos insumos e defensivos agrícolas. Com a edição técnica dos pesquisadores Carlos Alberto Lopes e Maria Thereza Pedroso, a obra especifica o trabalho da pesquisa agropecuária na busca pela sustentabilidade na horticultura.
“É preciso dar condições ao produtor para ele ser sustentável. Porque a sustentabilidade é boa para o produtor e para a sociedade, mas ele precisa ter renda para produzir com sustentabilidade e levar alimento à população brasileira e também mundial”, frisou Eliseu Alves, pesquisador e ex-presidente da Embrapa.


Eliseu Alves, pesquisador e ex-presidente da Embrapa

Ele escreveu o primeiro artigo do livro Sustentabilidade e Horticultura no Brasil, com o tema ‘A quem cabe a sustentabilidade da horticultura: ao horticultor ou ao meio físico (ou a ambos)?’.

Site – O novo portal traz dicas sobre como comprar, conservar e consumir hortaliças, além de dados nutricionais e receitas para o consumidor final. Desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, a partir das pesquisas e projetos desenvolvidos pela pesquisadora Milza Moreira Lana, o site Hortaliças na Web (www.embrapa.br/hortalicasnaweb) tem o objetivo de estimular o consumo adequado de hortaliças nas suas mais diversas peculiaridades.

Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/SENAR

Fonte : CNA