.........

CENTRAL DE COMUNICAÇÃO // CNA – Ministério da Agricultura disponibiliza painel de indicação de riscos sobre perda de produção

.........

Brasília (19/06/2017) – Os agricultores, as seguradoras e os agentes financeiros têm uma nova ferramenta com indicações sobre o melhor momento para fazer o plantio: o Painel de Indicação de Riscos.

O Painel, disponibilizado no site do Mapa, facilita o acesso às informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

O Zarc é um projeto coordenado pela Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e, desde 2015, voltou a ser objeto de estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com objetivo de atualizar os índices técnicos demandados pelo setor produtivo.

Os resultados do Zarc definem as épocas de plantio com menor risco de perda de produção em diferentes tipos de solo e grupo de cultivar, por município e por cultura.

Segundo Alan Fabricio Malinski, da Superintendência Técnica (SUT), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Zarc é um instrumento utilizado para balizar a política agrícola.

Para acessar o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural e o Proagro, por exemplo, o produtor deve seguir as recomendações do Zarc.

Muitas instituições bancárias, segundo Malinski, recomendam ao produtor seguir as orientações do Zarc na contratação dos financiamentos agrícolas como forma de chancelar os critérios exigidos nas apólices de seguro.

Segundo o Mapa, se ocorrer algum tipo de perda em função de intempéries climáticas, seca ou chuva excessiva, o produtor estará amparado. Caso ele não siga as recomendações feitas pelo Zarc, a seguradora não pagará o valor do seguro ao agricultor.

No Canal do Produtor TV:

O Diretor do departamento de gestão de risco da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, Vitor Ozaki, descreve o Zoneamento Agrícola de Risco Climático do Plano Agrícola e Pecuária 2017/2018

Assessoria de Comunicação CNA

Fonte : CNA