.........

CENTRAL DE COMUNICAÇÃO // CNA – CNA, SENAR, FAMASUL e Embrapa iniciam construção do Centro de Excelência

.........

Campo Grande/Mato Grosso do Sul (06/03/2017) – Em uma área de aproximadamente 3,2 mil metros quadrados, o conhecimento em relação à agropecuária terá lugar de destaque e poderá ser o caminho para suprir a falta de mão de obra especializada no meio rural, um dos principais gargalos do setor. Estamos falando do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)

O lançamento das obras de construção acontecerá nesta quarta-feira (08), na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, durante a abertura da Dinapec 2017 – Dinâmica Agropecuária. Entre as lideranças já confirmadas para o evento, está a participação do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins.

A 12ª edição da Dinapec – Dinâmica Agropecuária será realizada entre os dias 8 e 10 de março, pela Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, oferecendo 18 oficinas que abordam temas voltados ao cotidiano do trabalho realizado por produtores e colaboradores de atividades agrícolas. O evento é gratuito e os interessados podem confirmar a inscrição no endereço: www.cnpgc.embrapa.br.

O Centro tem objetivo de oferecer educação profissional de nível médio e técnico e futuramente, superior, na modalidade presencial e à distância.  O espaço contará com sete blocos e uma configuração modular, com um formato moderno, com laboratórios didáticos, área de convivência, laboratório de informática, entre outros departamentos. “O Centro suprirá uma necessidade do setor agropecuário que é a capacitação da mão-de-obra. Localizado na sede da Embrapa, os alunos terão acesso à parte teórica e prática, no mesmo lugar”, ressalta Saito.

Além do Centro, o SENAR oferecerá as oficinas: Primeiros Socorros, Regulagem e utilização de plantadeira e NR 31 – Segurança no Trabalho Rural. Em 9 de março será realizado o 1º Dia de Campo do programa ABC Cerrado que ofertará um roteiro tecnológico, no qual estão previstas palestras sobre ILPF – Integração Lavoura-Pecuária e Floresta e Manejo e Recuperação de Pastagens dentro do contexto proposto pelo SENAR Brasil.

A iniciativa lançada em oito estados brasileiros tem objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional, por intermédio de capacitações em quatro sistemas produtivos: plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas. Os produtores que concluírem o treinamento e estiverem aptos a receber orientações, receberão no prazo de 18 meses, atendimento técnico pela metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Sobre o evento – A Dinapec é realizada em conjunto com o Sistema FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul que nesta edição se compõe por 10 Roteiros e 13 Oficinas, totalizando mais de 40 tecnologias apresentadas. Ao longo do ano também é possível visitar a vitrine tecnológica que mostra os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Corte. Confira a programação completa aqui: http://ow.ly/JMkz309iMX8

Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul

Fonte : CNA