.........

Carne e soja nos mesmos campos

.........

Está mudando a forma de produzir carne no Rio Grande do Sul, combinando cada vez mais o boi com a soja. A agricultura está ocupando áreas tradicionais de pecuária – há 615 mil hectares em novas plantações de soja no Estado -, mas isso não impede que se crie animais no mesmo campo. Esta é uma das principais conclusões dos encontros do Fórum Permanente do Agronegócio – De Onde Virão os Terneiros?, organizado pela Federação da Agricultura-RS. Diversos técnicos palestrantes, entre os quais o economista do Sistema Farsul, Antônio da Luz, demonstraram que a integração com as lavouras vai cada vez mais tocar aos produtores dedicados à terminação, enquanto os pecuaristas “clássicos” vão se focar na produção de terneiros, de olho em preços que vão melhorar na mesma proporção da qualidade das crias. Luz observa, porém, que para conquistar os “mercados prime” (União Europeia, América do Norte, Japão) e deixar de competir com a Índia por preços mais baixos no Oriente Médio e África, a especialização de algumas propriedades em produção de crias é o caminho a ser seguido no Rio Grande do Sul.

Agricultura x Indústria

Dentro do tema agricultura versus indústria, o presidente da Abimaq, Luiz Aubert, faz uma reflexão sobre por que a agricultura dá certo no Brasil e a indústria de transformação vive um de seus piores momentos, com perda de competitividade, invasão de produtos importados e, consequentemente, um avassalador processo de desindustrialização. Ele mesmo responde: “Porque existe uma política agrícola por parte do governo federal e não existe uma política industrial”.

Nova Petrópolis
A cidade serrana de Nova Petrópolis espera mais de 10 mil pessoas, neste final de semana, quando realizará a 2ª edição do Cervejomaníacos e incrementará sua venda de roupas de malha. O evento reunirá produtores de cervejas especiais – mais de 70 marcas -, degustadores, palestrantes e chefs de cozinha que farão comidas de boteco para acompanhar a bebida. Haverá música, danças, jogos germânicos, cursos de preparação de cervejas e exposição de insumos e equipamentos cervejeiros, sob coordenação de Lisandro Larréa e José Luiz de Souza, da Fazenda Viamonte.

Ingabor

A Ingabor Borrachas Ltda, de São Leopoldo, completou em 24 de junho 50 anos de atuação. A empresa produz peças técnicas com tecnologia de ponta para vários segmentos, entre os quais a indústria de máquinas e equipamentos, ferramentas, componentes pneumáticos, agrícolas, farmacêuticos, de climatização, elétricos e anéis de vedação em geral. Fabrica em média 560 mil itens por mês, sob demanda. Desde o ano  2000, possui certificação ISO 9001 pelo DNV. Contando com cerca de 30 empregados, ocupa terreno de 13 mil m2 e área construída de 1.400 m2. Está desenvolvendo um projeto de reutilização dos resíduos gerados pelos processos de fabricação.

Unimed
A Unimed Porto Alegre iniciou o sistema de agendamento de consultas pela internet para dois clientes empresariais. Se tudo der certo, será estendido aos mais de 670 mil clientes da cooperativa médica.

Devon
A Associação Brasileira de Criadores de Devon preparou a programação da raça na próxima Expointer. A entrada final dos animais será às 18h do dia 23 de agosto. Os julgamentos começarão dia 29. A Vitrine da Carne Gaúcha será dia 27, das 10h às 16h. O coquetel de entrega de prêmios será dia 28. No dia 29, haverá assembleia geral da associação.

Neteye
A Neteye comemorará  nove anos de atuação nesta sexta-feira, dia 12. Localizada no Pólo Tecnologico de São Leopoldo desde 2005, ela comercializa o software corporativo Neteye, criado e desenvolvido pela empresa para possibilitar o fácil monitoramento de estações de trabalho e garantir a segurança das informações armazenadas. Fábio Santini é o diretor.

Escala
A agência de propaganda Escala transformou seu núcleo digital em empresa independente. Associou-se a novos profissionais – Rodrigo Sanvicente, Antônio Santos, Luciano Antunes e Hamilton Krug – e surgiu a Goya, empresa de comunicação digital com ênfase em análise de informações.

Apoio que dá certo
Indústrias gaúchas que participavam da Francal com patrocínio do governo do Estado, Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e Sebrae/RS agora têm seus próprios estandes. É o caso da WW Designer, de Três Coroas, da Otzi Vulcanizados, de Sapiranga, e da RR Shoes, de Santo Antônio da Patrulha. “O apoio foi fundamental para abrir as portas do mercado, inclusive do mercado internacional, além do custo mais acessível”, diz Jairo Wolff, sócio da WW Designer. Para ele, a participação nas duas feiras em São Paulo – Couromoda e Francal – representa em torno de 25% das vendas do ano. “O estande coletivo é uma espécie de incubadora. Por isso, nos preparamos e, no momento em que conquistamos uma viabilidade financeira, abrimos espaço para outra empresa e buscamos nosso próprio espaço.” A Francal se encerrará hoje, em São Paulo.

O Dia

  • O presidente do Sescon-RS, Jaime Gründler Sobrinho, fará palestra, sexta-feira, às 14h, na Febravar, no Hotel Plaza São Rafael. A entidade tem estande na feira.
  • O taxista gaúcho José Cestari fará palestra na Expotaxi, sexta-feira, às 17h, no Rio.
  • A Unicred Integração inaugurará, sexta-feira, às 19h30min, nova unidade em Rio Grande, na rua Marechal Floriano Peixoto, 169.
  • Segundo fim de semana do Festiqueijo, em Carlos Barbosa, no Salão Paroquial, sexta-feira, sábado e domingo, das 10h às 22h.
  • Cristiane Correa, autora de Sonho Grande, com a história dos bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, fará palestra, às 10h, sábado, no Encontro do Movimento Empresa Junior, na Fiergs.
  • Almoço em benefício do Movimento pelos Direitos da Criança, sábado, às 12h, na Igreja São Pedro, avenida Cristóvão Colombo, 1.629.
  • O crítico de arte espanhol Adolfo Montejo Navas falará, sábado, sobre arte e cinema, às 14h, na Galeria Mamute, Santander Cultural, rua 7 de Setembro, 1.028.
  • A Vinícola Miolo estará, sábado, no Bill Bar, em Gramado, vendendo espumantes Terranova Moscatel e Terranova Brut a preços promocionais. Será em todos os sábados de julho e agosto.
  • Carlos Oliveira, da Funfitness, mostrará as máquinas Eurobike, sábado e domingo, no Hotel Personal Royal, às 8h30min, em Caxias do Sul.
  • No domingo, palestra sobre a constituição castilhista de 1891, às 10h, no Templo Positivista, à avenida João Pessoa, 1.058.
  • O Dado Pub Moinhos de Vento apresentará feijoadinha no domingo, às 12h, segundo informação de Pati Leivas.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

Danilo Ucha | ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 12/07/2013