CANAL RURAL – PIB da agropecuária em 2015 será positivo, diz Nassar

Segundo ele, a variação em 2015 está em patamares semelhantes a 2014

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, disse nesta quarta, dia 2, que o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária será positivo em 2015. Ele divulgou nota técnica analisando o resultado do PIB agropecuário do 3º trimestre deste ano, que teve queda de -2% em relação a igual período de 2014.
Segundo ele, a variação anual (quatro trimestres) do PIB da agropecuária é sempre positiva. "Além disso, a variação em 2015 está em patamares semelhantes a 2014, demonstrando que o setor agropecuário manteve em 2015 seu ritmo de investimento em comparação com 2014", observou o secretário no comunicado. 
Nassar atribui a queda no terceiro trimestre à menor produção de café, cana-de-açúcar e trigo. O entendimento de Nassar e do Ministério é de que o comportamento do PIB agropecuário segue a tendência normal de queda ao longo do ano por conta da entressafra do segundo semestre. No acumulado de quatro trimestres, a agropecuária apresentou crescimento de 2,1%.
"O PIB agropecuário em 2015 deverá crescer ao redor de 2%. Os dados de 2014 e 2015 mostram que o setor tem conseguido crescer a uma taxa ao redor de 2% ao ano sem interrupção nos últimos seis trimestres", afirmou.

Fonte : Canal Rural