.........

CANA AGRICULTURA NOTÍCIAS – PESQUISA – Workshop gratuito explica técnicas de controle biológico em canaviais

.........

Estudos mostram como inimigos naturais podem ajudar, de forma sustentável, no controle de pragas

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Controle biológico combate lagartas
Cana: consultor pede atenção à nova safra
Moagem de cana no Centro-Sul atinge 602,69 mi t na primeira quinzena do mês
Pesquisadores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atuam no Instituto Biológico (IB-APTA), irão se reunir na próxima segunda-feira, dia 29, para apresentar palestras sobre controle biológico em cana, no workshop “Desafios da Pesquisa em Controle Biológico na Agricultura no Estado de São Paulo”. O evento, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), é gratuito e ocorrerá a partir das 8h30, na cidade de São Paulo.

O diretor-geral do IB, Antonio Batista Filho, apresentará a palestra “Controle biológico com fungos em cana-de-açúcar”, sobre as pesquisas para controle da cigarrinha-da-raiz por meio do fungo Metarhizium anisopliae. Inimigo natural, ele pode reduzir, de forma sustentável, em até 70% a incidência da praga. O isolado do fungo selecionado pelo IB é utilizado em cerca de 350 mil hectares paulistas.

Já o pesquisador Luís Garrigós Leite apresentará uma palestra sobre nematoides entomopatogênicos para controle do bicudo, praga que ataca canaviais de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraná. De acordo com o estudo, os organismos podem reduzir em 17 toneladas por hectare a perda na produção de cana-de-açúcar.

O workshop ainda tem discutirá os principais avanços do Brasil em controle biológico, como os resultados obtidos com cana-de-açúcar, soja, milho, florestas e citros. Também serão discutidos os principais desafios de pesquisa básica e aplicada, envolvendo a utilização de macro e micro-organismos, especialmente os mais relevantes para a agricultura no Estado de São Paulo.

O evento será realizado na sede da Fapesp, rua Pio XI, 1500, localizada na capital paulista. As inscrições podem ser feitas por meio deste link e o cronograma completo está no site da fundação.

Zineb Benchekchou/Embrapa
Fonte : Canal Rural