CANA AGRICULTURA NOTÍCIAS – PESQUISA – Workshop gratuito explica técnicas de controle biológico em canaviais

Estudos mostram como inimigos naturais podem ajudar, de forma sustentável, no controle de pragas

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Controle biológico combate lagartas
Cana: consultor pede atenção à nova safra
Moagem de cana no Centro-Sul atinge 602,69 mi t na primeira quinzena do mês
Pesquisadores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atuam no Instituto Biológico (IB-APTA), irão se reunir na próxima segunda-feira, dia 29, para apresentar palestras sobre controle biológico em cana, no workshop “Desafios da Pesquisa em Controle Biológico na Agricultura no Estado de São Paulo”. O evento, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), é gratuito e ocorrerá a partir das 8h30, na cidade de São Paulo.

O diretor-geral do IB, Antonio Batista Filho, apresentará a palestra “Controle biológico com fungos em cana-de-açúcar”, sobre as pesquisas para controle da cigarrinha-da-raiz por meio do fungo Metarhizium anisopliae. Inimigo natural, ele pode reduzir, de forma sustentável, em até 70% a incidência da praga. O isolado do fungo selecionado pelo IB é utilizado em cerca de 350 mil hectares paulistas.

Já o pesquisador Luís Garrigós Leite apresentará uma palestra sobre nematoides entomopatogênicos para controle do bicudo, praga que ataca canaviais de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraná. De acordo com o estudo, os organismos podem reduzir em 17 toneladas por hectare a perda na produção de cana-de-açúcar.

O workshop ainda tem discutirá os principais avanços do Brasil em controle biológico, como os resultados obtidos com cana-de-açúcar, soja, milho, florestas e citros. Também serão discutidos os principais desafios de pesquisa básica e aplicada, envolvendo a utilização de macro e micro-organismos, especialmente os mais relevantes para a agricultura no Estado de São Paulo.

O evento será realizado na sede da Fapesp, rua Pio XI, 1500, localizada na capital paulista. As inscrições podem ser feitas por meio deste link e o cronograma completo está no site da fundação.

Zineb Benchekchou/Embrapa
Fonte : Canal Rural