Campo e Lavoura – Safra de verão – Expectativa bastante favorável para a colheita de soja no RS

Especialista diz que clima colaborou em fevereiro, com chuva bem distribuída

Expectativa bastante favorável para a colheita de soja no RS Joana Colussi/Agencia RBS

Lavoura de soja em Santo Antônio do PlanaltoFoto: Joana Colussi / Agencia RBS

Com 60% das lavouras no período de enchimento de grãos, a safra gaúcha de soja deverá deixar pouca margem para reclamações. Apesar de problemas pontuais, gerados por pequena estiagem em janeiro e excesso de chuva no plantio, a expectativa em relação à colheita que irá se intensificar em março é muito boa.

– Ela não será tão excepcional como a do ano passado, mas será uma safra cheia. O clima colaborou bastante agora em fevereiro, com chuva bem distribuída – indica Claudio Doro, assistente técnico da Emater em Passo Fundo.

Os produtores que avaliam as lavouras nesse período esperam uma produtividade superior a 60 sacas por hectare. Com a saca de soja vendida acima de R$ 70, agricultores não escondem o otimismo, especialmente aqueles que custearam a lavoura antes da disparada do dólar no ano passado.

A previsão da Emater é de uma colheita superior a 15 milhões de toneladas de soja no Estado. Conforme levantamento divulgado ontem pela entidade, 10% das lavouras gaúchas estão maduras, prontas para colher. Até agora, 1% da área foi colhida, nas regiões do Alto Uruguai e no Noroeste.

Leia mais sobre soja

Por: Joana Colussi

Fonte : Zero Hora