.........

Campo e Lavoura – Primeiros animais da Expointer chegam ao parque Assis Brasil

.........

 

Edição deste ano tem 4.758 inscritos, de 160 raças

Primeiros animais da Expointer chegam ao parque Assis Brasil  Ronaldo Bernardi/Agencia RBS

Animais chegaram em ônibus ao Parque de Exposições Assis BrasilFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Os primeiros animais da 38ª Expointer começaram a ingressar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no início da manhã desta segunda-feira. A edição deste ano tem 4.758 inscritos, de 160 raças. O número é 3,51% inferior ao ano anterior.

O primeiro animal a entrar no parque foi uma ovelha da raça texel, da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana, que, juntamente com outras 17, saiu da fronteira oeste do Estado no domingo, às 5h. Até chegar a Porto Alegre, foram mais de 10 horas de viagem.

— Foram mais de 24 horas dentro de um ônibus. Os animais ficam estressados e chegam a perder até cinco quilos — contou Thiago Mendes Soares, funcionário da cabanha.

Gisele Loeblein: liberação do parque da Expointer à vista
Após dia de grande procura, vagas temporárias da Expointer já se esgotaram

A partir desta segunda-feira até a próxima sexta-feira, à meia-noite, quatro equipes da Defesa Sanitária, da Secretaria da Agricultura do Estado, irão trabalhar em rodízio para inspecionar a chegada dos animais.

A Expointer 2015 começa no próximo sábado e se estende ate o dia 6 de setembro. Durante o evento, há a possibilidade de os fiscais agropecuários paralisarem as atividades, em razão do parcelamento dos salários do funcionalismo público.

— Pedimos a compreensão e o bom senso dos nossos funcionários para que a feira transcorra normalmente — disse o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo.

Por: Joana Colussi

Fonte : Zero Hora – Campo e Lavoura