.........

Campo e Lavoura – Expointer – Primeiros animais da Expointer 2017 chegam ao parque Assis Brasil

.........

Ovino da raça texel, da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana, foi a primeira a entrar no parque em Esteio

Primeiros animais da Expointer 2017 chegam ao parque Assis Brasil  André Ávila/Agencia RBS

Carneiro da raça Texel foi o primeiro a entrar na exposição   Foto: André Ávila / Agencia RBS

Os primeiros animais da 40ª edição da Expointer começaram a chegar ao parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta segunda-feira (21). Até o início da feira agropecuária, no próximo sábado, são esperados 3.207 exemplares de argola e 1.437 rústicos.

O primeiro animal a entrar no parque foi um ovino da raça texel, da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana, que saiu da Fronteira Oeste às 5 horas de domingo e viajou quase 700 quilômetros até chegar a Esteio.

— Quanto mais cedo o animal chega, mais tempo para se adaptar e se ambientar, evitando o estresse natural do deslocamento — contou Cleber Antônio Lopes Martins, cabanheiro da Oliveira.

A partir de hoje até sexta-feira (25), as equipes da Defesa Sanitária e da Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul irão trabalhar para inspecionar os animais na entrada – para verificar as condições sanitárias dos exemplares.

Impasse na bilheteria resolvido

O governo do Estado conseguiu derrubar, no final da manhã desta segunda-feira (21), liminar que suspendia a contratação da empresa responsável pela bilheteria e pelo estacionamento na feira. Mais cedo, o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, havia informado que o governo estava trabalhando para solucionar o impasse.

– A licitação estava dentro do prazo normal, estava em curso. Agora, com a decisão da Justiça, vamos seguir com os trâmites necessários – disse o secretário.

A contratação da empresa responsável pela bilheteria e pelo estacionamento na feira ainda não foi concretizada. O motivo era uma liminar, obtida na Justiça pela segunda colocada, determinando a suspensão do processo licitatório (que já havia sido homologado). O argumento era de que houve vícios formais.

A Expointer 2017 começa no próximo sábado e se estende até 3 de setembro.

Por: Ana Paula Silveira/Especial

Fonte : Zero Hora