.........

Campo e Lavoura -Cautela no campo – Emater prevê próxima safra de grãos 7% menor no Rio Grande do Sul, com 27,9 milhões de toneladas

.........

Redução no volume a ser colhido deve ocorrer em razão do aumento dos custos de produção

Previsão é de que, novamente, soja seja a principal aposta do agricultor gaúcho
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
A Emater divulgou na manhã desta segunda-feira na Expointer, em Esteio, um prognóstico para a próxima safra de grãos no Rio Grande do Sul. O levantamento aponta uma redução de 7,05% no volume para o ciclo 2015/2016, com uma colheita de 27,9 milhões de toneladas.

Leia as últimas de Campo e Lavoura

Um dos responsáveis pela queda no volume a ser colhido, de acordo com a entidade, é o aumento nos custos de produção — agravado especialmente pela instabilidade econômica e alta do dólar, o que levará muitos agricultores a reduzir tecnologia investida na lavoura.

A principal aposta dos produtores gaúchos, segundo a Emater, será novamente a soja. A estimativa é de que a produção chegue a 15,2 milhões de toneladas, valor 3,18% inferior à supersafra colhida no ciclo 2014/2015.

Outro destaque do levantamento foi a nova redução prevista na área plantada de milho no Estado, com 779 mil hectares, uma redução de 9,7% em relação ao semeado neste ano.

Por: Joana Colussi, de Esteio

Fonte : Zero Hora