CAMPO ABERTO – JUSTIÇA FEDERAL LIBERA EXPORTAÇÃO DE GADO VIVO EM TODO O PAÍS

A Justiça Federal suspendeu na noite de ontem a liminar que impedia a exportação de animais vivos para abate no Exterior pelos portos brasileiros.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo, acatou pedido da Advocacia-Geral da União e determinou a suspensão da decisão da 25ª Vara Federal da Seção Judiciária de São Paulo.

No domingo, o TRF3 já havia liberado a partida de Santos (SP), para a Turquia, de um navio com 37 mil cabeças de gado (foto acima). Mas a decisão de ontem é válida em todo o território nacional. O navio, que zarpou na madrugada de ontem, estava impedido de partir desde sexta-feira, por liminar concedida pela Justiça após a ação de uma ONG que alegava maus- tratos aos bovinos.

A exportadora Brasil Beef, de Pelotas, programa o embarque de 6 mil animais, previsto para março. O gado está em um confinamento, em Capão do Leão, em quarentena. O carregamento de mais animais adquiridos em propriedades também não será afetado, diz José Pedro Crespo, sócio da empresa.

caio.cigana@zerohora.com.br

CAIO CIGANA

Fonte : Zero Hora