Campo e Lavoura – Gisele Loeblein – Fórum debate importância da nutrição animal na qualidade da carne

Referência mundial no tema, Min Du, participa de evento em Santa Maria

Fórum debate importância da nutrição animal na qualidade da carne Tiago Francisco/Farsul,Divulgação

Encontro encerra ciclo de palestras que passou por sete municípios, com foco na produção de terneiros no EstadoFoto: Tiago Francisco / Farsul,Divulgação

A importância da nutrição na produção de carne de qualidade será um dos destaques da 75ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que ocorre nesta quarta e quinta-feira em Santa Maria, na Região Central.

Focado na necessidade de aumentar a produção de terneiros no Estado, o evento dá um passo adiante ao trazer o especialista Min Du, da Washington State University, referência mundial.

— Queremos mostrar aos pecuaristas o quanto a nutrição da vaca, da concepção até os primeiros meses de lactação do terneiro, afeta a qualidade da carne. É o diferencial da verdadeira qualidade de carcaça — afirma o professor da UFRGS José Fernando Piva Lobato, um dos idealizadores do debate, promovido pela Federação da Agricultura do Estado, que chega à sétima e última etapa de 2015.

Leia mais: Assuntos sensíveis na pauta da Marfrig

E como se dá essa relação entre nutrição e qualidade da carne? Quem vai dar todos os detalhes será o pesquisador Min, mas Lobato explica: nos primeiros meses da gestação — que no caso das vacas dura nove meses e meio —, ocorre a formação das fibras musculares. Nos cinco meses finais, é a vez das células que interferem na formação do marmoreiro, a gordura intramuscular.

Min desembarca amanhã no Estado. O evento, realizado no Park Hotel Morotin, é gratuito e aberto aos produtores interessados. Mais informações em casaruralrs.com.br ou pelo telefone (51) 3221-6460.

Fonte : Zero Hora