.........

CAMPO ABERTO – ENGROSSOU O VOLUME

.........

A combinação de colheita recorde e elevados estoques ajuda a explicar o mar de soja embarcado pelo Brasil em novembro. A exportação alcançou recorde para o mês, com 2,1 milhões de toneladas, alta de 581% em relação a 2016. Em receita, o crescimento foi de 530%, com US$ 815 milhões. O principal destino foi a China, que liderou também como destino das vendas externas do agronegócio.

– O fator fundamental é ter para exportar. Ano a ano, a janela de exportação da soja é ampliada – observa Índio Brasil dos Santos, da Solo Corretora.

Ele projeta embarques recordes no porto de Rio Grande. Números da superintendência corroborama perspectiva. As exportações do grão somaram 11,8 milhões de toneladas até novembro.

– Tivemos nos primeiros meses do ano uma saída atípica da safra 2016 e estamos vendo uma boa movimentação da safra 2017 – diz Janir Branco, superintendente do porto.

Santos lembra que a safra gaúcha tem, neste momento, vantagem competitiva em relação à americana pela pronta disponibilidade de embarque em Rio Grande. Um detalhe: boa parte desse volume vem sendo negociado com preço a fixar.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora