.........

CAMPO ABERTO – COMPRAS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS SEGUEM EM RITMO DE RECUPERAÇÃO

.........

As vendas internas de máquinas agrícolas e rodoviárias somaram 4,4 mil unidades no país em setembro – baixa de 10,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do recuo na comparação direta com 2016, o resultado é o melhor entre os nove meses do ano até agora (veja abaixo), segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

– O resultado poderia ser melhor não fosse o preço ainda baixo das commodities agrícolas, o que acaba segurando os investimentos dos produtores – avalia Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers).

No acumulado do ano, o total de máquinas negociadas cresceu 8,5%, com 33,6 mil unidades. Para o último trimestre, caracterizado por compras de plantadeiras e colheitadeiras, a expectativa de Bier é de que o mercado reaqueça um pouco mais:

– O segundo semestre sempre costuma ser melhor do que o primeiro em relação às vendas.

O CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA PRORROGOU ATÉ 30 DE ABRIL DE 2019 O CONVÊNIO QUE CONCEDE DESCONTO DE 60% NO ICMS PARA INSUMOS COMO FERTILIZANTES, SEMENTES E DEFENSIVOS AGRÍCOLAS. A DECISÃO FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO ONTEM.

joana.colussi@zerohora.com.br

JOANA COLUSSI

Fonte : Zero Hora