.........

CAMPO ABERTO – É CHEGADA A HORA

.........

Os portões do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, abrem hoje para a chegada dos primeiros animais. Até o início da 40ª Expointer, no próximo sábado, são esperados 3.207 exemplares de argola e 1.437 rústicos. Na entrada, médicos veterinários conferem a documentação e fazem exame clínico. As estrelas da festa seguem sendo recepcionadas, diariamente, até a meia-noite.

A principal razão para que os criadores cheguem com tanta antecedência é a preocupação com o bem-estar animal. Há ainda a questão prática: evitam-se filas e congestionamentos que poderiam ocorrer caso todos decidissem chegar ao mesmo tempo.

– Depois que o exemplar está dentro do parque, é um período para se acostumar aos galpões, à circulação de pessoal, aos barulhos – explica Ricardo Bohrer, presidente da Comissão de Sanidade do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV-RS).

É necessário se adaptar até mesmo à agua. Também é tempo de recuperar o peso perdido no trajeto entre a cabanha e Esteio, que pode ser de até 5% do total.

gisele.loeblein@zerohora.com.br zerohora.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora