CAMPO ABERTO – ABRE A PORTA, BRASIL!

Com o censo agropecuário em andamento, o IBGE recebe nesta semana visita de técnicos do Ministério da Agricultura do Uruguai. O grupo vem ver como funciona o trabalho dos pesquisadores e esteve em Santana do Livramento, na Fronteira. O levantamento no país vizinho ocorre só em 2021, mas eles já estão se preparando. A última pesquisa foi feita com formulários de papel, por exemplo.

– Estão na fase de planejamento e querem ver de perto como fazemos esse trabalho. Para nós, é importante esse olhar, essa validação – explica Antonio Carlos Florido, coordenador técnico nacional do censo agropecuário.

No Uruguai, são cerca de 45 mil estabelecimentos rurais, enquanto no Rio Grande do Sul, 425 mil. Outros 13 países enviaram solicitação para conhecer o sistema brasileiro. O censo começou no dia 1º e vai até o final de fevereiro.

Em tempo: como houve problemas na entrega dos coletes que identificam recenseadores, em alguns lugares, eles ainda não estão usando esse item. Mas têm boné e crachá de identificação. Em caso de dúvidas, o produtor pode consultar o site ibge.gov.br.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora