.........

Brasil ratifica parcerias com Angola em áreas como a de agricultura

.........

Fonte: Globo Rural

Nos últimos dez meses, o intercâmbio comercial entre o Brasil e Angola cresceu cerca de sete vezes

por Agência Brasil

Roberto Stuckert Filho/ABr

Há dois meses, a presidente Dilma Rousseff esteve em Angola e comprometeu-se a intensificar as ações relativas à parceria estratégica

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e de Angola, Georges Chikoti, reiteraram nesta segunda-feira (5/12) a ampliação das parcerias entre os dois países nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia, educação, gestão pública e energia e também no que se refere à migração.
Há dois meses, a presidente Dilma Rousseff esteve em Angola e comprometeu-se a intensificar as ações relativas à parceria estratégica. Durante a conversa desta segunda-feira, Patriota e Chikoti definiram a participação do presidente angolano, José Eduardo Santos, na Conferência Rio+20, que ocorrerá em maio e junho de 2012, no Rio de Janeiro.
Nos últimos dez meses, o intercâmbio comercial entre o Brasil e Angola cresceu cerca de sete vezes, segundo oMinistério das Relações Exteriores. Em 2010, Angola foi o quinto maior parceiro do Brasil na África, registrando US$ 1,44 bilhão em trocas comerciais. De janeiro a outubro de 2011, o intercâmbio comercial foi de US$ 1,143 bilhão.
Chikoti disse que os angolanos reconhecem o empenho e a dedicação do Brasil com as questões referentes à África. Segundo ele, as experiências brasileiras no âmbito de ciência e tecnologia são fundamentais para serem usadas como exemplos. “Só podemos ter uma agricultura de alto nível de rendimento, se houver pesquisas avançadas”, disse ele.