Brasil precisa investir na logística do agronegócio

argalos logísticos e de armazenagem têm prejudicado o setor agrícola, com destaque para as produções de soja, milho e algodão. Por exemplo, enquanto na China cerca de 8,3% do PIB é direcionado para investimentos logísticos, o Brasil investe apenas 1,7% do PIB no setor, montante notadamente insuficiente, especialmente se considerada a pouca eficiência na gestão dos recursos.

No próximo dia 31 de julho, no III Congresso Andav, Marcos Jank, sócio-diretor da Plataforma Agro, ministrará palestra sobre os cenários e tendências do agronegócio, com ênfase no mercado de grãos e os impactos da logística agrícola. Com patrocínio da Golden Cargo, a apresentação acontecerá no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O déficit em armazenagem no Brasil é uma das maiores preocupações do setor do agronegócio. De acordo com Jank, para armazenar a totalidade da safra de grãos (hoje o índice é de 77%), a área de armazenagem para soja e milho no Brasil necessitará de R$ 28,7 bilhões em investimentos no período de 2013 a 2023. Esse montante é calculado com base no valor de R$ 1,5 milhão utilizados para construção de um silo metálico de 6 mil toneladas, com toda a obra civil e elétrica.

Informações sobre o III Congresso Andav podem ser obtidas no www.congressoandav.com.br e/ou no telefone (11) 3893-1300 – Ramal 249.

Sobre a Golden Cargo
A história da Golden Cargo teve início há 19 anos, com a distribuição de cargas gerais. Em 1998, a empresa focou seus serviços no segmento de insumos agrícolas, em especial o agroquímico. Desde então, além de uma frota totalmente adequada ao alto grau de especialização exigido por este mercado, a Golden Cargo vem investindo em centros de armazenagem e distribuição situados nos principais polos agrícolas do país.

A companhia está equipada com toda tecnologia e know how necessários ao cumprimento das rigorosas normas mundiais de saúde, segurança e respeito ao meio ambiente, além da busca continua pela excelência no atendimento de seus clientes.

Projeto Inovação – Em 2012, a Golden Cargo passou por um amplo processo de revisão e modernização de estrutura e processos operacionais e tem colhido bons resultados em seu crescimento e no nível dos serviços prestados.

Sobre a Plataforma Agro
A Plataforma Agro é uma estrutura inovadora que utiliza a sinergia e a expertise de um time multidisciplinar de especialistas para gerar respostas integradas para os futuros desafios do agronegócio brasileiro. Cinco empresas foram agrupadas nessa estrutura, possibilitando um esforço conjunto para o entendimento da complexidade atual do setor e antecipar o futuro.

O time de 57 profissionais, que possui vasto conhecimento do agronegócio brasileiro e mundial, auxilia o setor a definir diretrizes para os próximos 20 anos, a partir da integração de conhecimentos e de uma base de dados ampla, sólida e dinâmica, sempre incluindo as questões de sustentabilidade, escala, diferentes arranjos produtivos e mudanças no perfil do produtor agrícola. Mais informações www.plataformaagro.com.br

Fonte: Avicultura