.........

Brasil entra no ranking dos 10 primeiros exportadores mundiais de trigo

.........

Fonte: RÁDIO GAÚCHA | Nestor Tipa Júnior

Quebra da safra russa e subsídios do governo foram aliados do setor de exportações do cereal

O Brasil já está entre os 10 primeiros exportadores mundiais de trigo. Segundo dados levantados pela consultoria da Safras e Mercado, com base em números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, entre agosto de 2010 e maio deste ano, o Brasil embarcou 2,4 milhões de toneladas de trigo ao Exterior.
Segundo o analista da Safras, Élcio Bento, subsídios concedidos pelo governo federal para a comercialização e a quebra de safra na Rússia foram determinantes para alavancar as exportações brasileiras do cereal.
— Parece que é uma nova tendência que o Brasil comece a entrar no mercado exportador, na ponta venderora, mesmo sendo o segundo maior importador. E neste ano também ajudou o fato de a Rússia ter quebrado a sua safra e estar fora do mercado. Os russos fornecem um trigo semelhante ao trigo gaúcho e isso favoreceu uma grande procura do cereal aqui do Rio Grande do Sul — explica.
Deste total, cerca de 1,2 milhão de toneladas foram embarcadas com subsídio governamental, por meio de leilões de Prêmio para Escoamento da Produção (PEP), promovidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).