.........

Banho celebra as campeãs da Expoleite

.........

Propriedades de Fortaleza dos Valos e de Humaitá foram as vencedoras do concurso leiteiro

Banho celebra as campeãs da Expoleite Adriana Franciosi/Agencia RBS

Expoleite-Fenasul no Parque Assis BrasilFoto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

A Agropecurária Paraíso, de Fortaleza dos Valos, e a Cabanha Santa Clara, de Humaitá, têm ingredientes comuns na receita para fazer vacas com elevada produção de leite. Genética de qualidade e alimentação diferenciada são dois dos muitos itens observados nas duas propriedades, que venceram o concurso leiteiro da raça holandesa da 38ª Expoleite e 11ª Fenasul, em Esteio.
Com 75,15 quilos, a estreante AG Paraíso 39 Buddy, cinco anos, da Agropecuária Paraíso, foi a vencedora na categoria vaca adulta, batendo outras oito participantes.

— Só eu e minha esposa tratamos as vacas — acrescenta Rafael Facco, sobre os cuidados dispensados na produção.

Entre as sete inscritas na categoria jovem, quem levou a melhor foi Bickel Bikasa Blade, da Cabanha Santa Clara, com 61,650 quilos de leite. A propriedade foi a primeira a chegar com animais ao parque Assis Brasil, em Esteio, na segunda-feira, depois de percorrer quase 500 quilômetros.

— Chegamos antes justamente para a vaca poder se adaptar. E dias antes, na propriedade, já estávamos dando uma dieta diferenciada de silagem, ração e feno — explica Clara Bickel.

A comemoração do título foi com o tradicional banho de leite. Para chegar ao resultado, são feitas cinco ordenhas, a cada oito horas, e descontadas as duas de maior volume.

Fonte: Zero Hora Por: Joana Colussi

28/05/2015 – 19h40min | Atualizada em 28/05/2015 – 19h40min