Avanço do Crédito Fundiário no sertão de Pernambuco

Foi anunciada, nesta quinta-feira (1),  a liberação de mais de R$ 1 milhão por meio do Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC) do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para a Associação Jiboia, em Cabrobó (PE). O anúncio foi feito pela Subsecretária de Reordenamento Agrário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SRA/Sead), Raquel Santori. Esteve presente no evento o Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário da Sead em Pernambuco, Rodrigo Almeida.

O recurso, não reembolsável, possibilitará a construção de uma adutora, que deverá irrigar 76 hectares de terra, beneficiando 30 famílias de agricultores do PNCF.

“Os recursos de investimentos são fundamentais para o desenvolvimento das propriedades adquiridas pelo PNCF. Eles influenciam diretamente na qualidade de vida das famílias beneficiadas e na capacidade de pagamento” afirmou a subsecretária.

Após a assinatura do Decreto 9.263 – que traz as novas condições do PNCF -, o delegado Rodrigo Almeida vem promovendo ações para ampliar o acesso ao Crédito Fundiário no estado.  "A Delegacia Federal da Sead em Pernambuco, com o empenho da nossa unidade gestora, contratará novas propriedades do PNCF. Até o próximo mês de maio, mais 50 famílias entrarão no programa", adianta o delegado.

“Vamos construir uma estratégia de ampliar o acesso ao PNCF no estado de Pernambuco, que deve ser retomado, com força total, em abril”, afirmou Santori.

Mais benefícios

Também, nesta quinta-feira, foi anunciada a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), entre o Incra e o Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 53,4 milhões, para beneficiar cinco cidades no entorno da Transposição do Rio São Francisco, inclusive Cabrobó.

A ação envolve visitas a vários municípios que têm tramitação e contratação de propostas do PNCF. Todo o Sertão de Pernambuco foi visitado, numa agenda que começou na segunda-feira, dia 29, e termina nesta sexta-feira, em Petrolina.

Moema Luna
Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário em Pernambuco (DFDA-PE)
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

Moema Luna

Fonte : MDA