.........

Aumenta a fatia da soja na exportação brasileira

.........

Apesar de uma queda de 8,2% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2011, para US$ 2,3 bilhões, as exportações do chamado "complexo soja" (inclui grão, farelo e óleo) mantiveram-se como o grande destaque da balança comercial do agronegócio brasileiro no acumulado do ano.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo Ministério da Agricultura, os embarques da oleginosa e seus derivados somaram US$ 21,4 bilhões de janeiro a agosto, 20,3% mais que em igual intervalo de 2011. Assim, representaram, no período, 34,2% da receita das exportações de todo o setor, ante percentual de 28,9% de janeiro a agosto do ano passado.

Não por acaso, a China, maior país importador de soja do mundo – e que acelerou as compras no primeiro semestre – também aumentou sua participação entre os principais mercados para os embarques brasileiros do agronegócio até agosto deste ano. De acordo com o levantamento do ministério, a liderança chinesa aumentou e o país foi o destino de 23,4% das vendas setoriais ao exterior, ante 18,5% no mesmo período de 2011 (ver infográfico acima).

Mais em www.agricultura.gov.br

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2823976/aumenta-fatia-da-soja-na-exportacao-brasileira#ixzz26AFNdRrf

Fonte: Valor | Por Tarso Veloso | De Brasília