.........

Assuntos econômicos,Relações Internacionais – Presidente da CNA recebe Secretários do Ministério da Agroindústria da Argentina

.........

Brasília (18/02/1016) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se, nesta quarta-feira (17/2), em Brasília, com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Agroindústria da Argentina, Ricardo Negri, e a secretária de Mercados do órgão, Marisa Bircher. Eles estão no país para uma série de reuniões com autoridades brasileiras e lideranças ligadas ao setor agropecuário, representando o governo do novo presidente do país vizinho, Maurício Macri.

No encontro, eles discutiram uma agenda comum entre os dois países, voltada para o setor rural, e uma redefinição do Mercosul para que o bloco sul-americano ganhe mais mercados para os produtos  agropecuários. Entretanto, Martins ressaltou que, independente do bloco, o Brasil deve buscar acordos bilaterais de comércio. “O Mercosul não pode ser um impeditivo para os países do bloco”, afirmou. Destacou, também, a importância da América latina para o fornecimento de alimentos para o mundo.

Por sua vez, o secretário argentino concordou com as bandeiras defendidas pelo presidente da CNA em relação à agenda comum e na revisão do modelo de atuação do bloco sul-americano. Ele disse, ainda, que o novo governo busca “recuperar o tempo perdido” e ampliar suas exportações de produtos de maior valor agregado, além de aumentar a produtividade no campo, dando mais eficiência e competitividade ao país vizinho. Outro ponto considerado importante, segundo o secretário, é a questão da logística.

Participaram do encontro o vice-presidente diretor da CNA, Carlos Sperotto, e a superintendente de Relações Internacionais Camila Sande. Acompanharam os representantes argentinos o adido agrícola da Embaixada da Argentina no Brasil, Javier Dufourquet.

Assessoria de Comunicação CNA

Fonte : Canal do Produtor