.........

Assinatura do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento da Ater é comemorado pelo setor

.........

O primeiro contrato de gestão viabilizará assistência técnica para 10 mil familías, em nove estados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo

“Um dia histórico no serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural”, assim José Ricardo Roseno, à frente da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) definiu esta quarta-feira, de 5 de março, quando foi assinado o Pacto Nacional Pelo Fortalecimento da Ater, em Brasília. O instrumento viabiliza o repasse de recursos do Governo Federal para os Governos dos Estados por meio da Anater, a agência que foi criada especificamente para isso. “É uma forma de otimizar a atuação das empresas públicas de Ater. Desde a extinção da Embrater, há 25 anos, o Governo Federal deixou de apoiar esses serviços, que foram assumidos pelos estados por meio das Emateres. Agora, nossa expectativa é aumentar o número de assistidos e qualificar o serviço prestado, que chega hoje para menos de 50% dos agricultores familiares do Brasil”, disse Roseno, durante o ato da assinatura do Pacto.

O primeiro contrato de gestão viabilizará assistência técnica para 10 mil familías, em nove estados (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo). “A previsão é que, já no mês de maio, este modelo de repasse de recurso seja assinado com outros 11 estados do semiárido brasileiro. “O nosso objetivo  é que até junho tenhamos assinado o contrato com os demais entes da federação”, disse o secretário da Sead.

Valmisoney Moreira Jardim, presidente da Anater, destacou a importância da assinatura do Pacto: “Esta foi a melhor forma que a Anater, a Sead e o Governo Federal encontraram para estruturar o Sistema Nacional de Ater.  A assistência técnica otimiza todas as políticas públicas que chegam ao meio rural. Quanto mais se investe em Ater, mais se qualifica o trabalho que é realizado no campo”, disse.

O deputado federal Zé Silva, presidente da Frente Parlamentar de Ater na Câmara dos Deputados, também comemorou a assinatura do documento como uma importante conquista para a agricultura familiar brasileira. “É um trabalho que vem sendo construído ao longo de anos. Queremos ampliar o acesso da população rural às políticas públicas possibilitando oportunidades de trabalho”, disse.

Presente no evento, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reforçou a parceria de sua equipe com a Emater-DF, uma das entidades beneficiadas no novo modelo de gestão. “Temos um compromisso com os produtores rurais, que são parte fundamental do fomento da economia da capital do país”, comentou. 
Tereza Rodrigues
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação

Rômulo Serpa/Ascom

Fonte : MDA