Aprovada a abertura de painel contra Indonésia

Nada menos do que 40 países vão participar da disputa do Brasil contra a Indonésia envolvendo barreiras à entrada de carne de frango brasileira no país asiático.

O pedido de painel (comitê de investigação) apresentado pelo Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) foi enfim aprovado ontem, na terceira tentativa, depois de a Indonésia ter conseguido postergar o início da investigação usando como pretexto até um erro de digitação.

Ontem, União Europeia (28 países), EUA, China, Vietnã, Nova Zelândia, Paraguai, Noruega, Taiwan. Chile, Índia, Coreia, Japão, Austrália e Argentina pediram para participar como terceiras partes com interesse econômico envolvido na disputa.

Mas a lista vai aumentar, porque a Rússia já avisou que tem interesse em acompanhar o caso. Tudo isso reflete as barreiras agrícolas frequentemente impostas pela Indonésia, que agora fazem com que os países prejudicados juntem forças no caso do Brasil contra a barreira ao frango.

Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, a instalação do painel é positiva e pode, inclusive, fazer com que a Indonésia ceda, voltando a negociar com o Brasil antes da própria conclusão da investigação. (Colaborou Luiz Henrique Mendes)

Por Assis Moreira | De Paris

Fonte : Valor