André Nassar prevê que PIB da agropecuária será positivo em 2015

 

Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura divulgou nota técnica para comentar os números do IBGE

andre_nassar_icone (Foto: Divulgação)

André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura  (Foto: Divulgação)

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, informou nesta quarta-feira (2/12), por meio de nota técnica, que o PIB da agropecuária será positivo em 2015. Ele divulgou a nota ao analisar o resultado do terceiro trimestre deste ano, que aponta queda de 2% no PIB da agropecuária em relação a igual período de 2014. Os números foram anunciados na terça-feira (1/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Na nota, Nassar afirma que a agropecuária apresentará Produto Interno Bruto (PIB) crescente em 2015, comprovando que o setor continua investindo em aumento de produção e produtividade.

saiba mais

Ele observa que “a variação anual (quatro trimestres) do PIB da agropecuária é sempre positiva, ou seja, o setor tem crescido com consistência”. Ele destaca também que a variação em 2015 está em patamares semelhantes a 2014, demonstrando que o setor agropecuário manteve em 2015 seu ritmo de investimento em comparação com 2014.

Segundo ele, na taxa acumulada em quatro trimestres a agropecuária apresentou crescimento de 2,1%. O mesmo resultado foi observado na taxa acumulada nos três trimestres de 2015 (2,1%). Já o PIB total caiu em ambos os casos. “Os dados do terceiro trimestre são bom indicativo do que deverá ocorrer no ano de 2015. Ou seja, o PIB agropecuário em 2015 deverá crescer ao redor de 2%”, conclui.

POR VENILSON FERREIRA

Fonte : Globo Rural