.........

Ajuda do governo para comercializar trigo atenderá 1,7 milhão de t

.........

Roberto Custodio/Jornal de Londrina/Agência de Noticias Gazeta do Povo

SÃO PAULO  -  O presidente da Câmara Setorial do Trigo, Flávio Turra, estima que os recursos anunciados pelo governo federal para ajudar na comercialização de trigo desta safra 2013/14 serão suficientes para dar destinação a 1,6 milhão a 1,7 milhão de toneladas do cereal. O volume representa cerca de 54% da demanda do setor, que calcula precisar de apoio do governo para comercializar 3,1 milhões de toneladas do cereal deste ciclo.

Na última semana, o ministério da Agricultura anunciou que vai liberar R$ 150 milhões para realizar leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) do cereal e R$ 200 milhões para Aquisição do Governo Federal (AGF) de trigo.

“O recurso deve ser suficiente para escoar 400 mil toneladas via AGF e algo entre 1,2 milhão e 1,3 milhão de toneladas via Pepro, dependendo do valor do prêmio”, avalia Turra.

A ajuda foi anunciada em meio à forte desvalorização dos preços do cereal no mercado interno, que há semanas está abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo. O Paraná colheu até agora em torno de 15% de sua área plantada e o Rio Grande do Sul começa a colheita do cereal em outubro.

O superintendente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro), Tarcísio Minetto, lembrou que o pedido feito ao governo pelos produtores nacionais de trigo foi de ajuda na comercialização de 3,1 milhões de toneladas do cereal desta safra 2014/15. “Por enquanto, esses recursos anunciados ajudam, mas ainda são insuficiente para toda a safra”, disse Minetto.

Há ainda no Rio Grande do Sul um volume adicional de trigo da safra anterior, a 2012/13 que está parada nos armazéns dos produtores, cooperativas e cerealistas, afirmou Minetto. “Ao todo, estão estocados entre 400 mil e 500 mil toneladas de trigo do ciclo anterior”, afirmou.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta temporada 2013/14, a colheita de trigo no Brasil será de 7,67 milhões de toneladas, 38,7% superior a de 2012/13, quando o país colheu 5,53 milhões de toneladas do cereal.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3690830/ajuda-do-governo-para-comercializar-trigo-atendera-17-milhao-de-t#ixzz3D1AxNc1Q

Fonte: Valor | Por Fabiana Batista | Valor