.........

Agropecuária é o único setor a apresentar aumento no PIB

.........

Estudo do IBGE aponta crescimento de 3,2% em relação ao segundo trimestre de 2011

por Globo Rural On-Line

Ernesto de Souza

Alta do setor é puxada pelo aumento de produtividade de lavouras como a de mandioca, com estimativa de crescimento em 2011 de 7,3%, e o feijão, de 6,1%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (6/12) o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) acumulado no terceiro trimestre de 2011. A variação geral foi nula (0,0%), se comparada ao segundo trimestre de 2011. A agropecuária foi o único setor que apresentou crescimento (3,2%) no mesmo período analisado, enquanto os setores de indústria e serviços apresentaram queda, com variação negativa (-0,9%) e (-0,3), respectivamente.

O setor agropecuário também apresentou alta de 6,9% em relação ao mesmo período de 2010. A elevação pode ser explicada pelo desempenho de alguns produtos da lavoura, que apresentaram safra relevante no terceiro trimestre e tiveram crescimento de produtividade, como é o caso damandioca (estimativa de crescimento de produção em 2011 de 7,3%), feijão (6,1%) e laranja (3,1%).

“Em valores correntes, o setor agropecuário alcançou R$ 46,6 bilhões no terceiro semestre de 2011”, ressalta o coordenador de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, José Gasques. No mesmo período de 2010, o valor acumulado foi de R$ 43,5 bilhões. Segundo Gasques, o crescimento se deve à ampliação dos investimentos em tecnologia, o que garante uma lavoura maior e mais rentável ao produtor.

Fonte: Globo Rural