AGRONEGÓCIOS – Festa da Uva começa hoje em Caxias do Sul

Evento acontece até o dia 6 de março, e contará com 460 estandes

Evento acontece até o dia 6 de março, e contará com 460 estandes

Um dos mais tradicionais eventos do estado e do País, a Festa da Uva, será inaugurada nesta hoje, às 16h, em Caxias do Sul, com a presença do governador José Ivo Sartori. Milhares de convidados são esperados desta 31ª edição da festa que terá inúmeras atrações, shows e os tradicionais desfiles cênicos, que contam a saga dos imigrantes italianos que chegaram à região há 140 anos.

A 31ª Festa da Uva também comemora seus 85 anos de existência e a celebração vai até 6 de março. De acordo com o prefeito Alceu Barbosa Velho e o presidente do evento, Edson Nespolo, esta edição é a mais importante já realizada. "Mesmo com os prejuízos sofridos pela produção da uva nesta safra, conseguimos organizar um evento que ficará na história de Caxias do Sul", destacou Barbosa. Segundo ele, o Parque de Eventos terá nesta edição a Cidade das Rolhas e o Espetáculo Som e Luz, além de inúmeras outras atrações de lazer que já são tradicionais nos pavilhões, que costumam ser visitados por uma média de 2 milhões de pessoas.

Um dos principais aspectos da Festa da Uva neste ano, será a comemoração dos 140 anos da imigração italiana, que será celebrada até maio próximo. O tema será a principal inspiração do evento, exaltando a importância da cultura, tradição e trabalho desenvolvido pelos imigrantes que aqui chegaram e seus descendentes que, sem deixar de lado as suas origens, tornaram Caxias do Sul e a Serra gaúcha, uma das regiões mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul.

Ao todo serão 460 estandes no Parque de Exposições à disposição dos visitantes, que encontrarão uma diversificada opção de diversão: além dos shows com inúmeros artistas nacionais, atrações como vinícolas, gastronomia, artesanato e muito mais estarão expostos nos 9,4 mil metros quadrados que constituem os pavilhões. Mas além dos espaços comerciais a 31ª Festa da Uva reserva várias surpresas, como as áreas culturais, onde haverá o Museu do Videogame, o espaço Nostra América – que terá a participação de 10 municípios da Serra, assim como a área dos distritos.

LUIZ CHAVES/PALÁCIO PIRATINI/JC

Fonte : Jornal do Comércio