AGRONEGÓCIOS – Expodireto Cotrijal 2016 é lançada em Porto Alegre

Mânica (e) e Sartori participaram da solenidade no Palácio Piratini

Mânica (e) e Sartori participaram da solenidade no Palácio Piratini

O lançamento da 17ª edição da Expodireto Cotrijal 2016 ocorreu ontem, no Palácio Piratini, em Porto Alegre com a presença do governador José Ivo Sartori e do Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. Durante a solenidade foram apresentadas a patrocinadores, autoridades e lideranças as novidades e inovações da feira, que acontece de 7 a 11 de março em Não-Me-Toque, e terá o lema ‘Negócios que inspiram o amanhã’.

A expectativa é reunir 530 expositores brasileiros e estrangeiros de máquinas e equipamentos para agropecuária, produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades, vindos de aproximadamente 70 países, entre os quais Argélia e Moçambique, nações estreantes. Outra novidade é a ampliação de espaços no pavilhão da Agricultura Familiar, que contará com um total de 220 estandes – 43 a mais que na edição anterior. Em 2015, a Expodireto Cotrijal teve R$ 2.182 milhões em negócios.

"Num momento onde só se fala em crise, a Cotrijal vai atrás de novas oportunidades para negócios e de inovação tecnológica. Se repetirmos os resultados de 2015, vamos ficar bastante satisfeitos", afirmou otimista o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ao se pronunciar. Ele acredita também que a presença das maiores montadoras na feira, deve fazer toda a diferença na edição deste ano.

Mânica reforçou ainda que o uso de tecnologias somada a assistência tem contribuído para recordes nas lavouras atendidas pela cooperativa. "Na soja, em 15 anos, tivemos um crescimento de produtividade de 40% em relação ao Estado. No milho, os resultados são ainda melhores. O produtor da Cotrijal colhe 50% a mais do que os demais. Isso é uso de tecnologia. É fruto de um trabalho constante da assistência", frisou.

O governador afirmou que a feira é uma expressão do Rio Grande que dá certo, expande e vai para a frente. "Nós também achamos que a Expodireto já é um patrimônio dos gaúchos. Estou aqui para dar o exemplo de como o Estado acredita na Cotrijal e na feira que é uma das maiores vitrines do setor em inovação e tecnologia", disse. Sartori também prometeu participar da inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cotrijal, no dia 23 deste mês.

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, acredita que a Expodireto será mais uma grande oportunidade para que o produtor conheça as novas tecnologias em máquinas e equipamentos. "Este é um momento de oportunidade onde os agronegócios gaúcho, brasileiro e mundial se encontram reunidos durante a feira. Isso gera oportunidades de negócios e esperamos que os produtores façam suas compras necessária, como a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas."

Durante os dias de evento acontecerão tradicionais debates como o Fórum do Milho, no dia 7 de março, que analisará preços futuros e redução de estoques, e o Fórum da Soja, no dia 8, que abordará o cenário econômico e as perspectivas para o mercado. No mesmo dia, ocorre o Fórum Estadual do Solo e da Água, promovido pela Secretaria da Agricultura.

O troféu Semente de Ouro homenageará o atual vice-presidente do BRDE, Odacir Klein. A premiação visa valorizar pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e do agronegócio.

LUIZ CHAVES/PALÁCIO PIRATINI/JC

Fonte : Jornal do Comércio