.........

AGRONEGÓCIOS – Arrozeiros do Rio Grande do Sul ganharão capacitação em gestão

.........

Projeto-piloto deverá atender a 60 propriedades rurais orizícolas

Projeto-piloto deverá atender a 60 propriedades rurais orizícolas

Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul ganharão cursos de capacitação para gestão das propriedades. A iniciativa é do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). O assunto foi tratado ontem na sede do Sebrae em Porto Alegre.

A capacitação prevê mais independência e segurança aos produtores gaúchos na tomada de decisões na propriedade. "O Sebrae atua muito fortemente nessas questões relacionadas à gestão, planejamento e controle gerencial que a gente sabe que ainda são deficiências no campo", resumiu o diretor-superintendente do Sebrae, Derly Fialho.

No projeto-piloto, a intenção é atender a 60 propriedades rurais nas regiões Central, Sul e Planície Costeira Externa. "Teremos o suporte para avançar no Estado inteiro neste processo, até na própria questão de gestão do crédito, na qual, os produtores têm dificuldade", esclareceu o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer.

Ações do Irga que visam ao aumento da produtividade e da rentabilidade dos produtores devem fazer parte do cronograma. Além dessas frentes, o curso deverá focar na administração dos recursos humanos, controle de finanças, investimento em tecnologia, integração com o mercado e até de assuntos relacionados à organização e higiene da propriedade.

A seleção dos produtores participantes será realizada pelo Irga em conjunto com as entidades do setor nos municípios selecionados: Arroio Grande, Capivari/Palmares do Sul e Candelária. Uma nova reunião entre o comitê diretor e as equipes envolvidas no projeto está marcada para o próximo mês. A capacitação deve iniciar em junho.

/CAMILA RODRIGUES/PALÁCIO PIRATINI/JC

Fonte : Jornal do Comércio