.........

AGRONEGÓCIO – Rio Grande do Sul tem cerca de 200 eventos de venda de vinho

.........

Além de feiras para comercialização do produto, ações incluem gastronomia, esportes e simpósios

Além de feiras para comercialização do produto, ações incluem gastronomia, esportes e simpósios

O Dia do Vinho, que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) ainda pretende transformar em um mês inteiro de festividades, será comemorado no próximo domingo. As atrações, porém, começaram no dia 19 de maio e seguem pelo menos até o dia 11, quando se encerra a 15ª edição da Feira do Vinho do BarraShoppingSul. No centro de compras da Capital o evento, porém, começa após a data e avança quase até o Dia dos Namorados, como forma de alavancar as vendas, mas opções pelo Estado não faltam.

O Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção nacional e, de acordo com o Ibravin, são cerca de 200 atrações oferecidas de forma simultânea e descentralizada por cinco regiões enoturísticas e na Capital. Diego Bertolini, gerente de promoção do Ibravin, estima que as ações na temporada e as feiras espalhas pelo Estado devem elevar em vendas em torno de 15% neste período.

Além de feiras específicas para divulgação e promoção da bebida, se agregam aos eventos ações variadas, da gastronomia ao ciclismo, e até mesmo um simpósio internacional, o Vinho e Saúde, que teve início na quinta-feira, em Bento Gonçalves, e segue até sábado com espaço para divulgação e debates sobre pesquisa relacionados ao benefícios do consumo da uva e seus derivados. Entre os destaques da programação estão a biomédica Caroline Dani e o pesquisador Protásio Lemos da Luz, além de conferencistas dos Estados Unidos e Europa.

Para quem não pode subir a Serra, onde se concentram a maior parte dos eventos, a Feira do Vinho do BarraShoppingSul é uma das opções na Capital. Neste ano, a feira foi significativamente ampliada. De 22 expositores na edição de 2016 o evento passou para 43. O acréscimo, explica o coordenador do evento, José Pascoal, se deve especialmente a oportunidades dadas a pequenos expositores, com vinícolas menores e pouco conhecidas.

"Um supermercado conta, em geral, com 15, 16 marcas nacionais em oferta. No BarraShoppingSul há uma oportunidade de provar bebidas de excelente qualidade e produzidas por vinícolas familiares", recomenda Pascoal.

No ano passado foram comercializadas 22 mil garrafas no evento, com descontos de até 20%, segundo Pascoar. Além do consumo, a feira também terá espaço para qualificação e conhecimento. São 10 cursos gratuitos oferecidos na programação, com inscrições feitas 30 minutos antes. Entre os homenageados do evento está a condecoração póstuma do jornalista Danilo Ucha pelo trabalho de divulgação do vinho nacional. Ucha atuava no Jornal do Comércio e faleceu no ano passado.

Atrações pelo Estado

A programação completa do Dia do Vinho 2017 pode ser acessada no site diadovinho.com.br e no facebook.com/diadovinho

Farroupilha

No Largo Carlos Fetter começou nesta quinta-feira e segue até sábado a Feira da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin).

Caxias do Sul

Desta sexta-feira até domingo, a feira na praça Dante Alighieri, realizada pela Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), comercializará garrafas a partir de R$ 10,00. A Feira de Vinhos do Shopping Iguatemi da cidade reúne até domingo os rótulos de 10 vinícolas do Brasil a preços mais que convidativos.

Bento Gonçalves

No sábado à noite tem Wine Festival, na Rua Coberta de Bento Gonçalves, com nove vinícolas oferecendo vinhos, espumantes e sucos de uva para combinar com quatro opções de comida de rua.

Garibaldi

A Estrada do Sabor vai nesta sexta-feira para dentro do salão da Associação dos Motoristas reunindo a Gastronomia da Família Brugalli e de dona Odete Bettú Lazzari, com vinhos de Vilmar Bettú e Família Vaccaro.

Porto Alegre

A 15ª Feira do Vinho ocorre no centro de eventos do BarraShoppingSul, com 43 expositores e 10 curso gratuitos, além de shows e gastronomia. O evento ocorre de 7 a 11 de junho. Informações em www.facebook.com/diadovinhoportoalegre.

MARTIN BERNETTI/MARTIN BERNETTI/AFP/JC

Thiago Copetti

Fonte : Jornal do Comércio